10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de Cerveira‘Grande Rota do Cervo’ é o projeto vencedor do OP 2017

‘Grande Rota do Cervo’ é o projeto vencedor do OP 2017

A criação de uma Rede Municipal de Trilhos Pedestres foi a proposta mais votada na III edição do Orçamento Participativo (OP) de Vila Nova de Cerveira. O projeto visa a sinalização de nove percursos circulares das freguesias mais do interior do concelho que, interligados fisicamente e numa futura aplicação móvel, constituem a ‘Grande Rota do Cervo’ com cerca de 90kms.

Uma vez mais, a adesão ao Orçamento Participativo foi muito significativa, com um total de 1570 registos, correspondente a cerca de 17% da população do concelho (Censos 2011). O Município de Vila Nova de Cerveira pretende, desta forma, adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da comunidade, favorecendo a participação como instrumento de modernização da administração.
Terminado o prazo para votação este sábado, e entre as cinco ideias apresentadas, a “Grande Rota do Cervo” foi a proposta que suscitou um maior interesse por parte dos cerveirenses (54,14%). Com uma dotação orçamental de 90 mil euros, o objetivo do projeto é dotar os nove trilhos pedestres existentes nas freguesias mais de interior – totalizando cerca de 90kms – de um conjunto de equipamentos de apoio ao pedestrianista permitindo, por um lado, uma maior segurança e orientação, e por outro lado, constituindo-se como uma mais-valia para o turismo cultural, ambiental, histórico e religioso, mas sobretudo para o turismo de natureza, assumindo uma importante função de promoção e de animação rural.

Para além de ser devidamente marcada e sinalizada para ser usufruída com ou sem guia, esta Rede Municipal de Percursos Pedestres vai estar disponibilizada numa aplicação para smartphones e equipamentos informáticos, que permitirá ao utilizador recolher informação sobre os traçados, percorrer de forma orientada, partilhar nas redes sociais, ter acesso a informação histórica sobre os vários pontos de interesse e contactos úteis.

A III edição do OP contou com cinco projetos apresentados, tendo ficado em segundo lugar, com 29,56%, a proposta ‘Associações em Movimento’; seguiu-se a criação de um Circuito Autocross que acolheu 11,29% dos votos; em quarto lugar, ficou a construção de um Parque Infantil para Todos com 2,56%; e ainda a construção de um parque lúdico para contacto entre a população e a Associação Patas e Patas que arrecadou 2,42%.
O projeto vencedor do III OP será integrado no Orçamento Municipal para 2018, de forma a ser concretizado, ao longo do ano, mediante os pressupostos apresentados.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares