11.3 C
Caminha Municipality

Forest Swords em Braga no final de Novembro

Data:

A blackbox do gnration em Braga acolhe no dia 29 de Novembro pelas 22h o concerto do duo britânico Forest Swords.

Se olharmos para a última década na história da música eletrónica, veremos que Matthew Barnes tem vindo a traçar algo a que poderemos considerar um percurso de sucesso. Comecemos então pelo o início, com o EP “Dagger Paths”, em 2010: a Fact Magazine considerou-o o melhor disco do ano, o The Guardian catalogou-o como “jóia escondida” e a Pitchfork reservou-lhe um lugar nos 50 melhores trabalhos do ano. A obtenção da atenção internacional não poderia ser melhor para a estreia. Três anos depois, com o longa-duração “Engravings”, o produtor britânico voltaria a reclamar novas atenções da imprensa, que o inclui nas listas dos melhores discos do ano.

Após um hiato discográfico, o esperado regresso de “um dos grandes destaques da música do nosso tempo”, como o nomeia o jornal Público, acontece com “Compassion”, o segundo longa-duração. Com edição da Ninja Tune, o disco é uma resposta ao incerto, ao mundo agressivo que experienciamos, destilado no território de uma sonoridade única. O resultado é atraente e vital, unificando o antigo e o futuro num só, recorrendo a texturas digitais, field recordings, distorcidos saxofones jazzísticos ou efervescentes arranjos orquestrais.

A preocupação de Barnes estende-se para além da música, pautando a sua arte também no campo visual e mostrando que, enquanto artista multidisciplinar, valoriza o todo. Corpos, conexões, linguagem e movimento são temáticas que teve o cuidado de impor na linguagem visual do disco, interligando estas aos temas. “Compassion” faz-se acompanhar de retratos da primeira vaga de imigrantes que viajaram do porto de Liverpool para Nova Iorque. Talvez seja este o objetivo da arte que Barnes cria, uma viagem por outros tempos com os pés na terra de agora, um relembrar do passado com os olhos postos no futuro. Certo é que as palavras que a Resident Advisor lhe entregou assentam que nem uma luva em “Compassion”: sincero e sublime. Não há dúvidas que estamos perante um dos mais significativos compositores da atualidade da música eletrónica.

 

 

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...