7.6 C
Caminha Municipality

Filme Alto do Minho, de Miguel Filgueiras, em Itália e na Alemanha

Data:

O filme Alto do Minho foi seleccionado para o 62º Trento Film Festival, Itália, e para o 12º Göttingen International Ethnographic Film Festival, Alemanha.

No 62º Trento Film Festival, que decorrerá nas cidades italianas de Trento e Bolzano, de 24 de Abril a 04 de Maio, o Alto do Minho integrará a secção Eurorama. Esta secção mostra os melhores filmes documentais e etnográficos apresentados em festivais europeus do género em 2013, sendo o Alto do Minho o único filme português escolhido.

O Alto do Minho é também o único filme nacional seleccionado para o 12º Göttingen International Ethnographic Film Festival. Este festival decorrerá na cidade de Göttingen, de 28 de Maio a 01 de Junho. Na sequência do anúncio desta selecção, o filme foi convidado para mais uma exibição na Alemanha, já confirmada para dia 2 de Junho, no prestigiado Max Planck Institute for Social Anthropology em Halle.

O Alto do Minho é um documentário etnográfico de autor realizado em 2012 por Miguel Filgueiras para o Museu do Traje de Viana do Castelo, que aborda a identidade cultural das gentes do Alto Minho.

Alto do Minho foi premiado com o Galo Dourado na categoria Turismo Rural, no Art & Tur – Festival Internacional de Filmes de Turismo 2012, Barcelos. Em Portugal foi também seleccionado para a 7ª Mostra Vídeo Fundação Inatel e para a FACA – Festa de Antropologia, Cinema e Arte, ambos em Lisboa. Internacionalmente, conta já no seu palmarés com seleções para os festivais: Worldfilm (Estónia), FIFEQ (Canadá), Ethnofilm (Croácia), Ethnocineca  (Áustria), FAS 2013 (Finlândia), Cine-Scapes (Letónia), NAFA – Bilbau (Espanha) e Margaret Mead (EUA).

Sinopse

Alto do Minho, mais do que um documentário, é uma impressão.

Parte de terras baixas para a época alta, para mostrar diversos matizes. O antes e o depois, que são os mesmos ciclos Atlânticos imutáveis da paisagem montanhosa, apesar de tudo. E o alto. Onde o profano se confunde com a fé como o passado com a actualidade.

Alto do Minho, mais do que um filme é um retrato que mexe. Como Warhol, quer espelhar em ecrã estrelas terrenas, numa montagem cadenciada e num olhar impressionista. Relances que podem ter ao fundo o épico de Gance, mas que são uma observação etnográfica pop, à superfície do sentimento latente.

Congela anónimos e paisagens de romarias, geografias e planos numa subjectividade a roçar o aleatório.

Ficha Técnica

Realização e montagem: Miguel Filgueiras

Fotografia: Paulo Alegria

Som: Diogo Amaro

Produção executiva: José Filgueiras

Música: Norberto Lobo

Pós-produção sonora: Paulo Miranda e Júlio Viana

Textos “e um pouco mais de cinzento”: Eduardo Sardinha

Alto do Minho, Portugal, 2012, cor, full HD, 49 min.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...