“Do lado espanhol já têm o pontão recuperado e será colocado nos próximos dias em funcionamento e do lado português temos um ferryboat sem condições de navegabilidade e nem a questão do desassoreamento foi acautelada”.
A afirmação é dos eleitos da Coligação “O Concelho Em Primeiro – OCP que em comunicado, deram conta de uma reunião mantida com o autarca de La Guardia durante a qual esta e outras informações foram prestadas.
“A coligação O Concelho em Primeiro (OCP) reuniu com o alcaide de La Guardia Roberto Carrero para discutir vários assuntos que preocupam os dois municípios.
Um dos assuntos abordados foi a data de colocação do pontão de atraque do Ferry Boat.
Roberto Carrero informou os eleitos da OCP que o pontão está pronto e a data de colocação só está dependente de bom tempo e maré alta para que seja possível a operação. Nos próximos dias será uma realidade.
Os eleitos da coligação mostraram a preocupação pelo facto de termos um ferry boat parado, que não teve nenhum cuidado por parte da autarquia e portanto está neste momento sem condições para navegar.
Já o ano passado, os eleitos da coligação O Concelho em Primeiro, tinham alertado que era necessário estratégia para esta situação. Tinha que se ter o ferry boat em condições para quando o pontão estivesse operacional, e que se deveria tratar da questão do desassoreamento do Rio Minho para que o funcionamento do mesmo não estivesse dependente de marés para navegar”.
Os eleitos da OCP referem que “ infelizmente, houve inércia por parte deste executivo e neste momento não teremos o ferry boat a funcionar, estando inclusive, a dar uma péssima imagem ao nosso concelho, uma vez que se encontra atracado, sem qualquer conservação ou cuidado. O estado de abandono daquele equipamento envergonha-nos a todos.
Certamente, agora, com o nosso alerta, o presidente da câmara Rui Lages vai anunciar que agora vai fazer alguma coisa. Mas o tempo da vida e da agenda do sr. presidente não é o tempo da economia e da vida das empresas do concelho de Caminha que tem estado a sentir as dificuldades da falta de uma ligação com La Guardia. “
A Coligação O Concelho em Primeiro já tem pronta uma missiva para enviar ao Governo, de forma a tentar sensibilizar para a necessidade urgente de desassoreamento do Rio Minho, assim como um pedido de agendamento de reunião com o Ministério das infraestruturas para sensibilizar sobre a necessidade de se começarem a dar os primeiros passos para uma solução de ligação, ambientalmente compatível, mas definitiva e engrandecedora para o concelho de Caminha.



