É na Rua 5 de Outubro, uma das ruas centrais de Vila Praia de Âncora, que a Sonae pretende instalar um hipermercado da marca Continente – Bom Dia, com uma área total de quase 12 mil metros quadrados, quase três mil metros de área comercial. É o que consta no Pedido de Informação Prévia – Memória Descritiva e Justificativa que a Sonae entregou na Câmara de Caminha para requerer o licenciamento e ao qual a Rádio Caminha teve acesso.
Segundo o documento, o edifício projectado destina-se a comércio a retalho e desenvolve-se em dois pisos que somam uma área bruta de construção com 2 mil 932 metros quadrados.
No exterior está prevista a instalação de um parque de estacionamento descoberto com 180 lugares para ligeiros e 2 para veículos pesados.
A Sonae pretende construir o novo hipermercado por detrás da fábrica de panificação da Camipão, nuns terrenos que estão sem qualquer construção e englobados na malha urbana de Vila Praia de Âncora, a poucos metros do centro da vila.
São pormenores do projecto revelados em primeira mão pela Rádio Caminha, quando os ânimos começam a aquecer no concelho, sobretudo entre os empresários que temem ser lesados por esta grande superfície.
O presidente da Câmara de Caminha comunicou o projecto já como um facto consumado numa reunião realizada com os empresários ao final do dia de quinta-feira, pelo que agora é uma corrida contra-relógio para tentar travar a instalação daquela grande área comercial.
Ontem à noite, o movimento de comerciantes e empresários de Caminha convocou uma reunião de emergência, que foi acompanhada pelo jornalista Rui Mesquita.
Presentes neste encontro relatado pelo jornalista Rui Mesquita, vários empresários manifestaram as suas preocupações com a instalação deste hipermercado mesmo no meio da malha urbana de Vila Praia de Âncora.
O vereador da oposição social democrata, Flamiano Martins, que foi um dos vereadores responsáveis pelas actividades económicas no anterior executivo, explicou à Rádio Caminha que o presidente da Câmara não precisa de consultar ninguém para dar luz verde à instalação de um Continente no concelho, porque este é um processo de licenciamento como outro qualquer. Ainda assim, o líder da oposição crítica a postura do presidente da autarquia, que durante a campanha eleitoral prometeu mais diálogo, mas que neste processo não ouviu ninguém.
Flamiano Martins esteve esta manhã na Câmara de Caminha a consultar o processo de informação prévia do projecto do hipermercado para obter dados que possam ajudar os comerciantes nesta luta contra a instalação do Continente em Vila Praia de Âncora.
Com representação na Assembleia Municipal de Caminha, a CDU diz estar ao lado dos empresários do município. O porta-voz, Celestino Ribeiro, mostra-se preocupado com o modelo de desenvolvimento que o presidente da Câmara está a delinear para o município.
O porta-voz da CDU diz-se perplexo com a forma como o processo foi conduzido, sem que ninguém tenha sido consultado, quando uma das promessas eleitorais do actual presidente da Câmara foi “mais diálogo”.
O processo de licenciamento do hipermercado Continente- Bom Dia em Vila Praia de Âncora deverá agora ser rápido, depois do presidente da Câmara de Caminha ter comunicado aos empresários locais o facto como já consumado. Prometida está a criação de 85 novos postos de trabalho. Os empresários do concelho dizem que, por causa deste hipermercado, vão ter de mandar para o desemprego mais de 300 trabalhadores e muitos deles dizem mesmo que vão ter de fechar portas.