A Câmara Municipal de Monção, representada pelo seu presidente, António Barbosa, e a empresa “Sergalpo Portugal, Lda”, representada pelo seu gerente, Aurélio Dieguez Garcia, assinaram, esta semana a escritura pública de compra e venda de uma parcela de terreno de 20.000 metros quadrados, situado no Polo Industrial da Lagoa.
O lote de terreno, devidamente infraestruturado, destina-se à instalação de uma unidade industrial, com uma área de 10.000 metros quadrados, para a produção de componentes interiores para veículos de alta gama, das principais marcas mundiais, casos de Mercedes, Abarth, BMW, Jaguar, Ford e Volkswagen.
Com perto de 200 colaboradores, a nova plataforma empresarial da “Sergalpo Portugal, Lda”, contribuirá para a criação de mais 100 novos postos de trabalho, dos quais 20 qualificados e 5 superiores, elevando para cerca de 300 o número de trabalhadores na empresa.
Prevendo um investimento próximo de 3 milhões de euros, a “Sergalpo Portugal, Lda”, de acordo com Aurélio Dieguez Garcia, tem como objetivo alargar a capacidade de produção e armazenamento da empresa, visando expandir e aumentar o volume de negócios.
A escolha de Monção deve-se à sua situação geográfica, junto à fronteira com a Galiza, bem como às condições logísticas e funcionais oferecidas pela estrutura empresarial. Prevê-se que entre em funcionamento antes do final do ano.
Para António Barbosa, este investimento empresarial constitui “uma boa noticia para Monção” revelando “a capacidade de atração do nosso território” e “a vontade dos empresários em se instalarem no concelho”, potenciando, em paralelo, “o crescimento da economia local e o aumento dos postos de trabalho”, disse.
Com o Polo Industrial da Lagoa preenchido, o Município de Monção, consciente da importância da componente empresarial, como instrumento de geração de emprego e riqueza, lançou a Zona Empresarial Responsável do Alto Minho (ZERAM). Situada em Messegães, compreende uma área superior 60.000 m2. A obra avança a breve prazo, prevendo-se que esteja concluída em 2022.