Esta é a noite mais longa do ano. 2015 aguarda-nos a poucas horas e muitas são as propostas para acabar da forma mais animada o último dia de 2014. Em grande parte dos municípios do Alto Minho são as Câmaras Municipais as promotoras da festa.
Vamos, então conhecer, os programas.
Em Ponte da Barca, as 12 badaladas vão ser contadas na praça da República, onde foi instalada uma tenda gigante. A autarquia preparou um programa com o grupo “Show Band” a marcar o ritmo de entrada em 2015.
Em Paredes de Coura, a Câmara vai receber 2015 também numa tenda gigante instalada no Largo Hintze Ribeiro. As portas abrem às 22h30, a entrada é gratuita e a animação vai estar a cargo de Djs.
A festa de passagem de ano arranca em Ponte de Lima às 23 horas no Largo do Freixo também com animação gratuita: uma orquestra e DJs.
Em Vila Nova de Cerveira repete-se uma fórmula de sucesso: a passagem de ano no castelo. É também uma festa gratuita promovida pela Câmara Municipal e com espaços e música para todos os gostos, como faz questão de sublinhar o autarca local, Fernando Nogueira.
Com entrada livre, as portas do Castelo de Vila Nova de Cerveira abrem às 23 horas, prevendo-se o encerramento por volta das 7h30. São três espaços de animação musical diferentes, com mais de 10 artistas nacionais e internacionais.
No município vizinho de Caminha, a festa de passagem de ano continua a fazer-se na rua, este ano ao som da banda de João Paulo Rodrigues, como revela o autarca Miguel Alves.
Há um município no Alto Minho que este ano falha a festa gratuita de passagem de ano: é a capital do distrito. Em Viana do Castelo não há noite de reveillon promovida pela autarquia.
Antes de ir para a rua celebrar o novo ano, a festa é feita à mesa de casa ou num restaurante. A Rádio Caminha foi saber o que estão a preparar para esta noite os restaurantes Rias Baixas, localizado em plena marginal de Vila Praia de Âncora, e solar de Merufe, em Geraz do Lima, onde o novo ano vai ser recebido com produtos naturais.