Foto: Facebook de Susana Araújo / Grupo “Movimento SOS Serra d’Arga”
A Serra d’ Arga vai ser Área de Paisagem Protegida Regional. Trata-se de um esforço conjunto entre os Municípios de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e Ponte de Lima. Esta última autarquia deu luz verde ao projeto na passada reunião do Executivo Municipal. “O potencial natural e cultural da Serra d’Arga apresenta um elevado risco”, referiu a edilidade limiana.
A Serra d’Arga é uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, quer bela beleza das paisagens agrestes, quer pela singularidade dos seus valores naturais.
Nos pontos mais altos da serra, alimentam-se cabras, vacas e garranos, coexistindo no mesmo ecossistema do lobo-ibérico. As pitorescas aldeias, campos de cultivo, lameiros e bosques naturais são atravessados por diversas linhas de água que alimentam o Rio Âncora.
Numa altura em que vive na ameaça da exploração de lítio, as autarquias consideram importante existir protecção legal para esta paisagem.
Através da criação da “Área de Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga”, serão fomentadas condições que permitam o desenvolvimento socioecónomico sustentável da área, com benefícios para as comunidades locais e para a exploração do território do ponto de vista turístico, de educação e sensibilização ambiental.