𝗣𝗲𝗹𝗼 𝘁𝗲𝗿𝗰𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗮𝗻𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘀𝗲𝗰𝘂𝘁𝗶𝘃𝗼, 𝗼 𝗢𝗯𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗔𝘂𝘁𝗮𝗿𝗾𝘂𝗶𝗮𝘀 𝗙𝗮𝗺𝗶𝗹𝗶𝗮𝗿𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗥𝗲𝘀𝗽𝗼𝗻𝘀𝗮́𝘃𝗲𝗶𝘀 𝗮𝘁𝗿𝗶𝗯𝘂𝗶𝘂 𝗮 𝗯𝗮𝗻𝗱𝗲𝗶𝗿𝗮 𝘃𝗲𝗿𝗱𝗲 𝗮𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶́𝗽𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼. 𝗘𝘀𝘁𝗮 𝘀𝗲𝗿𝗮́ 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗲𝗴𝘂𝗲 𝗻𝗼 𝗱𝗶𝗮 𝟮𝟲 𝗱𝗲 𝗷𝗮𝗻𝗲𝗶𝗿𝗼, 𝗲𝗺 𝗖𝗼𝗶𝗺𝗯𝗿𝗮.
O Município de Monção voltou a ser distinguido com a bandeira verde para “políticas amigas da família” pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), criado, em 2008, pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN).
Trata-se do terceiro ano consecutivo em que o nosso município é distinguido pela sua ação junto das famílias, tendo sido, em 2020, o primeiro município da região do Alto Minho a receber o reconhecimento público daquele organismo pelo “investimento na construção de uma política integrada de apoio à família” e “promoção de um conjunto de medidas e boas praticas em matéria de política familiar”.
Nesta 14ª edição, foram reconhecidos os concelhos do território nacional que, de acordo com o OAFR, promovem políticas de família globais, integradas e transversais, capazes de garantir às famílias o pleno exercício das suas responsabilidades e competências, de forma a prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade.
O autarca monçanense, António Barbosa, refere que este prémio resulta da estratégia do município na defesa e valorização da família, enchendo de orgulho todos os monçanenses. Um trabalho, assinala, feito em parceria com os organismos estatais, as instituições sociais e a sociedade civil.
“O nosso objetivo é criar condições para garantir conforto, bem-estar e qualidade de vida a todas as famílias naturais de Monção e aquelas que escolheram a nossa terra para residir e investir. Esta distinção, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, é um indicador preciso que estamos no caminho certo”.
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis tem como principais objetivos “acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar”. A cerimónia de reconhecimento e distinção das autarquias premiadas terá lugar no dia 26 de janeiro, em Coimbra.