10.7 C
Caminha Municipality

Distrito: Lançado projeto de cooperação transfronteiriça dedicado à assistência de emergência

Data:

O presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, participou ontem, dia 13 de dezembro, no evento de apresentação e lançamento do projeto de cooperação transfronteiriça “ATEMPO – Assistência Transfronteiriça de Emergência”, que decorreu no Jardim Botânico do Porto – Casa Andresen, no Porto.
Para além da CIM Alto Minho, integram esta parceria transfronteiriça diversas entidades como a Axencia Gallega de Emerxencias (AXEGA), que é o chefe de fila do projeto, a Universidade da Coruña, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), a GNR, o INEM e a Dirección General de Patrimonio Natural y Política Forestal Castilla y León.
Aprovado no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VI-A España-Portugal (POCTEP) 2021-2027, este projeto, sucessor dos programas ARIEM+ e ARIEM 112 e complementar ao PROTEMPO, tem como objetivo principal aprofundar a cooperação e a atuação conjunta, à escala transfronteiriça, em matéria de emergência, almejando promover uma melhoria da capacidade de resposta das unidades de emergência transfronteiriças perante eventos adversos relacionados ou potenciados pelas alterações climáticas e riscos tecnológicos com impacto nos ecossistemas da EuroRegião.
A principal inovação deste projeto prende-se com a utilização de ferramentas da Inteligência Artificial (IA) e do recurso a inovações tecnológicas, que permitirão antecipar o comportamento de incêndios e/ou inundações, principais desastres causados pelas alterações climáticas, mas também acidentes derivados de riscos tecnológicos.
Por outro lado, este projeto pretende contribuir para o reforço dos meios disponíveis ao nível dos equipamentos, apostando igualmente na formação e capacitação de agentes operacionais e na mobilização e sensibilização da população sobre como reagir perante emergências. O orçamento total do projeto ronda os 4.8 milhões de euros, dos quais mais 538 mil estão afetos à CIM Alto Minho.
Durante a sua intervenção, Manoel Batista saudou a intervenção inovadora deste projeto, pela abordagem abrangente que fará, não se focando somente na questão dos incêndios, mas estendendo-se a outros eventos adversos que acontecem por via das alterações ambientais. “O sucesso deste projeto será o sucesso dos nossos territórios que se tornam mais resilientes, mais protegidos e mais capacitados”, salientou.
Marcaram também presença no evento de apresentação do projeto ATEMPO os representantes de todos os parceiros do projeto.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...