Na audição dos pescadores do distrito de Viana do Castelo realizada hoje na Assembleia da República marcaram presença os representantes dos grupos parlamentares do PS, PSD e CDU.

Salvador Formiga, deputado do PS, defendeu a importância para o país das energias alternativas como forma de diminuir a dependência energética de Portugal. Referiu que as preocupações dos pescadores são também as preocupações do governo. No entanto, considerou que com a informação que já se conhece, é possível a coabitação entre o parque eólico e a atividade piscatória.
O deputado salientou que o projeto ainda está numa fase inicial. No passado dia 24 de Abril decorreu, a pedido do movimento associativo da Pesca, uma reunião com o Ministro da Economia do Mar, a Ministra da Agricultura e Alimentação, o Secretário de Estado do Mar e a Secretária de Estado das Pescas. Dessa reunião saíram muitas das preocupações apresentadas hoje pelos pescadores de Viana mas também alguns compromissos por parte do governo.
Para Salvador Formiga, um investimento eólico que não contemple o importante equilíbrio com outras atividades não está a cumprir o princípio da sustentabilidade. Lembra no entanto as oportunidades que também poderão surgir com a implementação deste projeto.
O deputado socialista quis ainda saber de que forma se pode envolver os pescadores e toda a comunidade costeira não só na discussão mas também na implementação deste projeto.

Jorge Mendes, em representação do Grupo Parlamentar do PSD sublinhou a ligeireza com que o governo tratou este projeto e explicou porquê. O deputado referiu que o estudo se limitou às questões relacionadas com a produção energética. O estudo preliminar apresentado pelo governo peca por não avaliar o impacto desta instalação noutros setores de atividade.
O deputado social democrata criticou também que os pescadores tenham sido excluídos dos grupos de trabalho participantes no estudo preliminar.
O deputado anunciou que o grupo parlamentar do PSD apresentou um projeto de resolução que já incorpora as preocupações dos pescadores.
Jorge Mendes terminou a sua intervenção deixando alguma questões para os pescadores.

João Dias, representante do Grupo Parlamentar da CDU, critica o facto do parque eólico previsto para Viana não respeitar as atividades pré-existentes. O deputado considera inaceitável que sem estudar os impactos do primeiro projeto instalado ao longo da costa de Viana, o governo proceda à instalação de mais 6 projetos ao longo da costa portuguesa.
O deputado da CDU salienta 2 lacunas fundamentais neste projeto, sendo uma delas o desprezo total pela pesca.
Para João Dias, “a pesca está sempre a perder” em detrimento de outras atividades relacionadas com o mar, entre elas a energética.
À semelhança dos anteriores deputados, também João Dias terminou a sua intervenção dirigindo algumas questões aos pescadores.
Representantes dos grupos parlamentares do PS, PSD e CDU ouviram as preocupações dos pescadores do distrito de Viana do Castelo e tomam posição acerca da futura instalação do parque eólico offshore na costa vianense.
Assista à audição completa no link abaixo:
https://canal.parlamento.pt?cid=7029&title=audiencia-da-comunidade-de-pescadores-de-viana-do-castelo
Esta noite, o assunto volta à discussão na Assembleia Municipal extraordinária convocada pela coligação O Concelho em Primeiro a partir das 21 horas e amanhã em reunião promovida pela DGRM que se vai realizar ao meio dia no Museu Municipal de Caminha.