15.3 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 5 Junho, 2020
Início Distrito Ponte de Lima Dia de Ponte de Lima assinalado com diversas iniciativas culturais

Dia de Ponte de Lima assinalado com diversas iniciativas culturais

Por ocasião das comemorações do Dia de Ponte de Lima, assinalado a Hoje, dia 4 de Março, comemora-se o Dia de Ponte de Lima com um conjunto de iniciativas, que se propagam a toda a Vila.

A efeméride que assinala a entrega do Foral pela Rainha D. Teresa a Ponte de Lima, no ano de 1125, terá como convidado de honra Sua Excelência o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, que acompanhará o Executivo Municipal ao longo da tarde.

As comemorações arrancam pelas 15h30, com a Inauguração de uma Exposição sobre o Caminho Português de Santiago intitulada de “Caminhos: O Caminho em tempo de Camélias”, a decorrer na Torre da Cadeia Velha.

Do programa para as comemorações, consta também a deposição de uma Coroa de Flores na Estátua da Rainha D. Teresa, no referido local, pelas 16h30, e uma hora mais tarde, a Inauguração das Obras de Requalificação do Estádio Municipal do Cruzeiro.

A obra de requalificação à “casa dos limianos”, cujo investimento da parte do Município rondou os 650,000€, orientou-se pela premissa de “proporcionar melhores condições desportivas aos atletas que usufruem deste equipamento”.

A política de beneficiação e reparação dos equipamentos desportivos municipais tem vindo a distinguir-se de entre um leque de múltiplas outras atribuições e iniciativas, motivadas pelo sistema político vigente, sendo que o campo conta agora com vários blocos de balneários renovados, e com um núcleo de instalações sanitárias completamente adaptadas às necessidades dos atletas.

A intervenção muniu o espaço de novos edifícios das bilheteiras, arrecadação de material desportivo, e outras valências, tais como sala de massagens, gabinete médico, lavandaria, bar de apoio e secretaria. O espaço das bancadas também foi beneficiado com uma cobertura, e o espaço intervencionado com uma nova rede circundante, numa área que foi ampliada em 133m2, perfazendo agora no seu total, mais de 400m2.

Após a visita, decorre pelas 18h30, no Auditório Municipal, a Sessão Solene que, entre discursos, abrangerá o Momento Musical “Still Life”, e a apresentação do Livro “Os Carecas de Ponte do Lima”. Esta revisitação da história inventada por António Feijó, em 1880, estará a cargo do Eng. João Abreu Lima. Esta fecha o dia, mas o programa cultural prenuncia e prolonga a efeméride.

Neste sentido, já desde 1 a 3 de Março, o Município promove o fim-de-semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada. E em terra de Sabores e Saberes, o folclore ecoa, com o Encontro Concelhio de Bombos e o Desfile da Tradição com todos os Grupos Folclóricos do Concelho, respetivamente às 10h00 e às 15h00 de domingo, 3 de março.

Da tradição à modernidade, a vila aposta fortemente na cultura, com “Do ballroom à sala de concerto – Uma viagem pelos tempos do jazz com a Orquestra Jazz de Matosinhos”, a decorrer a 8 de Março, no Teatro Diogo Bernardes.

Ainda no Teatro Diogo Bernardes, desta vez a 9 de Março, decorre a “Noite de Fado com Sara Correia”, e a 10 de Março um Concerto pela Banda do Exército | Destacamento do Porto.

No seu 894º aniversário de Foral, será verossímil afirmar, que há quase nove séculos, mais do que um destino, Ponte de Lima é uma experiência, traduzida por uma herança cultural inimitável.

Cidália Aldeia
Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Caminha: Feirões de Tradições estão de regresso este sábado

Os Feirões de Tradições – “Os Sabores do Campo” estão de volta e o primeiro da temporada de verão tem lugar ainda esta semana,...

Governo espanhol corrige: abertura das fronteiras só a partir de 1 de Julho

O Governo espanhol esclareceu que a abertura das fronteiras à “mobilidade internacional segura” terá lugar a partir de 1 de Julho e não a...

Caminha: Parque infantil de Vilar de Mouros concluído

As crianças de Vilar de Mouros vão finalmente ter o seu parque infantil. O equipamento está quase pronto e resulta da vontade da população,...

V.N.Cerveira: Provedoras Transfronteiriças Cerveira-Tomiño recolhem 250 relatos pessoais de prejuízos causados pelo fecho de fronteiras

A alteração da atividade laboral para os trabalhadores transfronteiriços, ao nível de distância, tempo e custos, representa 45% dos 250 testemunhos na primeira pessoa,...