O Lanhelas Futebol Clube manifestou publicamente o seu “repúdio, indignação e tristeza” perante os atos que considera “deploráveis” vividos no passado domingo, dia 15 de Outubro de 2023, durante o jogo disputado para a 2ª Divisão do Campeonato Distrital de Viana do Castelo, contra o ACD Fachense no Campo Municipal da Facha. Numa nota enviada às redações, o Lanhelas Futebol Club diz ter testemunhado um comportamento “completamente inaceitável por parte de alguns adeptos da equipa da casa, que proferiam insultos racistas dirigidos a um dos nossos jogadores. Em contexto nenhum se justifica o tipo de linguagem de ódio e discriminatória que foi usada. Os insultos racistas, nomeadamente o uso dos termos “preto burro”, não só desrespeitam o jogador individualmente, como também mancham a integridade do jogo e perpetuam estereótipos pejorativos”, refere a nota.
Para o Lanhelas Futebol Clube “o futebol e o desporto no geral deviam ser terremos onde a competição é saudável e respeitosa, independentemente da origem étnica, cor de pele, nacionalidade ou qualquer outra característica pessoal. Este tipo de acontecimentos, recorrentes no futebol português, são um comprovativo de que ainda há um longo caminho a percorrer na luta contra o racismo e a discriminação. Neste sentido, em 2022, o Governo Português teve a necessidade de aprovar uma proposta de Lei a estabelecer o regime jurídico de segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos (Lei n° 39/2009 de 30 de Julho). Este tipo de conduta é também absolutamente condenado por instâncias internacionais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e ainda, no contexto do futebol, pela UEFA e FIFA, ambas com políticas rígidas contra o racismo”, acrescenta.
O Lanhelas Futebol Clube espera assim que “sejam tomadas providências a fim de, acima de tudo, evitar que este tipo de prática seja recorrente, erradicando-a definitivamente não só do futebol como da sociedade. Não podemos tolerar e compactuar com atos racistas e xenófobos e neste sentido reafirmamos um compromisso com a diversidade, inclusão e respeito mútuo”, conclui o clube de Lanhelas.
Fotos: Lanhelas Futebol Clube (Facebook)