Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Viana do Castelo, Sandra Pontedeira e José Manuel Carpinteira, pretendem saber “quando prevê o Ministério da Saúde a abertura da Unidade de Cuidados Continuados de Melgaço” porque “em visita efetuada a essa unidade podemos verificar que está devidamente equipada e pronta a entrar em funcionamento”.
Na exposição de argumentos do requerimento dirigido ao Ministério da Saúde, os deputados notam que “nos últimos anos a abertura dessas unidades sofreram atrasos” em todo o distrito, apesar de se ter verificado um “aumento da população idosa e uma maior prevalência de doenças crónicas de evolução prolongada e com elevado grau de dependência”.
Em causa está uma UCCI concluída desde setembro de 2012 mas aguardar, desde então, a realização de protocolo que permita a sua entrada em funcionamento.
A sua criação foi protocolada a 08 de agosto de 2008 entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e a Câmara Municipal de Melgaço, no âmbito da requalificação dos serviços do Centro de Saúde local. Foi executada e paga pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), representando um investimento público de 1,5 milhões de euros.