O Centro de Acolhimento Temporário de Crianças e Jovens em Risco, Benjamim, instalado na freguesia de Seixas vai encerrar dentro de quatro meses.
A decisão tomada pela direção da APPACDM, entidade responsável por aquele CAT, foi comunicada ontem no decorrer de uma reunião com os 15 funcionários daquela instituição.
Luíz Costa, presidente da APPACDM, aponta razões de ordem financeira para o encerramento, nomeadamente um déficit crónico acumulado de cerca de 420 mil euros nos últimos 11 anos .
A direção entende que os recursos devem ser canalizados para respostas na área de deficiência.
Quanto às 11 crianças e jovens que o CAT Benjamim acolhe, o presidente da APPACDM diz que há instituições com vagas que os podem acolher.
Quanto ao encerramento definitivo, o presidente da APPACDM diz que o processo ainda é moroso podendo levar entre 120 a 150 dias a estar resolvido.
Quanto ao futuro dos 15 trabalhadores, Luís Costa foi peremptório: “Neste momento a APPACDM não está em condições de os integrar na sua totalidade noutras respostas da instituição.
Inconformadas com a decisão da direção, as 15 funcionárias do CAT Benjamim garantem que não vão baixar os braços e vão partir para a luta para manter a resposta em funcionamento, e prometem tudo fazer para encontrar uma solução que poderá passar pela criação, com outra instituição, de um Centro de Atividades Ocupacionais.
Fernanda Oliveira, delegada Sindical, lamenta a decisão da direçãoo.
Relativamente ao argumento utilizado pela direção de que esta não é uma resposta dirigida à deficiência, Fernanda Oliveira contraria e lembra que mais de metade dos utentes do Benjamim são portadores de deficiência.
Uma coisa é certa, estas trabalhadoras garantem que não vão baixar os braços e prometem luta.
APPACDM de Viana a anunciar o encerramento definitivo do CAT Benjamim situado na freguesia de Seixas dentro de 4 meses.