Já são conhecidos os resultados dos testes efetuados na passada sexta-feira aos funcionários e utentes do Lar do Bom Jesus dos Mareantes de Caminha.
Dos 63 utentes da instituição, 37 estão positivos e há 26 negativos e dos 35 funcionários 8 estão positivos. Há também uma utente hospitalizada desde a passada quinta-feira.
Mesmo antes de serem conhecidos os resultados, o Lar criou uma ala para utentes positivos para onde foi transferindo aqueles que começaram a apresentar sintomas.
Alguns dos utentes infetados apresentam alguns sintomas como febre e dores no corpo, outros estão assintomáticos.
Tal como aconteceu no Lar em Seixas, também o de Caminha vai continuar a testar os utentes e funcionários que apresentaram teste negativo para perceber se mais algum contraiu o vírus.
O presidente da Câmara de Caminha confirmou os resultados e garantiu que os familiares dos utentes já foram informados.
“As famílias dos utentes positivos já foram todas informadas e estamos a trabalhar para reforçar as condições de segurança e isolamento entre utentes. Naturalmente os utentes positivos já estão separados dos restantes, a equipa de direção e funcionários estão a fazer um bom trabalho, mas nunca se sabe como é que a situação pode evoluir”.
O autarca sublinha o momento difícil que o concelho de Caminha vive desde o início da pandemia e alerta para a importância de se cumprirem as medidas de proteção.
“Temos que cumprir as medidas aprovadas e anunciadas ontem pelo Governo mas também temos que apelar à nossa responsabilidade individual. Os jantares, as festas de família, os aniversários alargados tem que parar nos próximos tempos. É destes convívios e do relaxamento que proporcionam que estão a surgir a maior parte das infeções no nosso concelho. Se não pararmos o vírus agora, é o vírus que vai parar as nossas vidas muito em breve”, avisou.