11.4 C
Caminha Municipality
Sábado, 23 Janeiro, 2021
Início Não Catalogada Covid 19: Novo confinamento começa à meia noite desta sexta-feira

Covid 19: Novo confinamento começa à meia noite desta sexta-feira

139018228_3994616060551305_1669827527035243451_n

O novo confinamento começa à meia-noite de sexta-feira, dia 15 de janeiro e vai durará previsivelmente um mês. Serão 30 dias onde a norma mais importante é o recolhimento domiciliário “salvo deslocações autorizadas”.

Há estabelecimentos que vão encerrar e outros não. É o caso das creches, escolas e universidades que vão continuar de portas abertas.

Permitidas estarão também as cerimónias religiosas de, acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde. Ainda de portas abertas vão estar Serviços Públicos, Consultórios, Dentistas, Farmácias, Mercearias, Supermercados e Tribunais.

Já no que refere ao comércio de bens não alimentares, terá de encerrar. Exemplo disso, são cabeleireiros, barbearias, entre outros. Terão também de fechar portas os restaurantes, bares e cafés sendo possível aplicar o serviço take away ou entrega ao domicílio. Fecham também todos os equipamentos culturais.

O uso obrigatório de máscara é para continuar e Primeiro-Ministro já avisou esta que as multas para os infratores às normas sanitárias vão subir para o dobro. Não usar máscara na rua, por exemplo, pode custar 1.000 euros. 

A não sujeição a teste COVID à chegada ao aeroporto passa a ser sancionada com coimas de 300 a 800 euros. O teletrabalho, sempre que possível, é obrigatório.

 As empresas que tiverem de encerrar no âmbito das novas restrições poderão aceder ao regime do lay-off simplificado que neste momento permite o salário a 100% pagando o empregador “apenas 19% desse salário” e estando isento da Taxa Social Única (TSU).

Costa disse que as medidas, como sempre, serão revistas daqui a 15 dias, mas é pouco provável que as mesmas sejam aliviadas nessa altura. “Devemos assumir as medidas para o horizonte de um mês”, disse o primeiro ministro.

 

Cidália Aldeia
Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Caminha: Mais de 400 pessoas receberam primeira dose da vacina no concelho

A vacinação de utentes e funcionários nos Lares de Idosos de Caminha decorreu de terça a sexta-feira com toda a normalidade. Foram vacinadas 354 pessoas...

Caminha: Barras de V.P.Âncora e Caminha encerradas à navegação devido à forte agitação marítima

Sete barras marítimas estão fechadas a toda a navegação e três condicionadas, devido à forte agitação marítima prevista até às 18:00 de hoje, com...

Covid 19: Multas são para pagar na hora e passeios higiénicos só com comprovativo

A cobrança das coimas por violação do confinamento devem ser pagas na hora às forças de segurança, sob pena de agravarem, decreta um despacho...

Covid-19: Portugal com 234 mortes em 24 horas, novo máximo

Portugal registou hoje 234 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 13.987...