12.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 2 Maio, 2025
spot_img
InícioNão CatalogadaCompasso Pascal percorre as vilas e aldeias do Alto Minho

Compasso Pascal percorre as vilas e aldeias do Alto Minho

O Domingo de Páscoa é assinalado, sobretudo no norte do país, com o “Compasso” ou “Visita Pascal” que consiste no anúncio da ressurreição e bênção das casas.

A visita pascal, ou compasso, que tem lugar hoje nas vilas e aldeias minhotas, é uma das Festas mais marcantes no Alto Minho. Bem cedo, em cada aldeia estoiram foguetes, tocam os sinos e sai a visita Pascal que percorre todas as casas que abrem as portas ao compasso. É bonito de se ver! Atapetam-se as ruas e os caminhos com flores. Em cada casa põe-se uma farta mesa de iguarias. Quando chega o compasso é o Pároco que saúda todos os presentes dizendo: “Que a Benção do Senhor Ressuscitado assista este lar, e nele haja sempre: Amor e Paz, Pão e Saúde, Aleluia! Aleluia!”, enquanto asperge com água benta na “sala grande” onde, por hábito, está colocada a “mesa”.

Depois, o mordomo dá a cruz ornamentada a beijar ao dono que, depois de beijar a cruz, a dá a beijar aos presentes.
Por volta do meio-dia, recolhe o compasso à Igreja para os elementos que o compõem irem almoçar. No final, uma girândola de foguetes diz que o “almoço” já terminou e que o ritual vai continuar da parte de tarde, visitando os restantes lugares e casas da freguesia e é ver novos e velhos a gozar um belo Domingo que só regressa 12 meses depois.

Bem no fim da visita organiza-se uma procissão de retorno à Igreja.
No concelho de Caminha o Compasso Pascal continua na segunda-feira de Páscoa, dia feriado municipal.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares