16.4 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 25 Junho, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoCerveira e Tomiño apresentam Provedor e Orçamento Participativo transfronteiriços

Cerveira e Tomiño apresentam Provedor e Orçamento Participativo transfronteiriços

Os municípios de Vila Nova de Cerveira e Tomiño (Galiza) deram mais um passo na consolidação da cooperação transfronteiriça existente, com a apresentação de dois mecanismos pioneiros na Euro-Região Norte Portugal-Galiza.

Trata-se da figura de Provedor Transfronteiriço e da edição 2018 do Orçamento Participativo Transfronteiriço.

Para o presidente da Câmara de Cerveira, Fernando Nogueira, estes mecanismos incitam à participação pública e uma cada vez maior proximidade das populações das duas margens do rio Minho.

Já a alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, salienta que “há muitas potencialidades comuns que devem e têm de ser valorizadas em conjunto”

A Provedoria da Cidadania Transfronteiriça fica ao cargo de Maria de Lurdes Cunha (Vila Nova de Cerveira) e Zara Pousa Arbones (Tomiño).

As provedoras vão promover, a partir de 1 de julho, um atendimento público conjunto, nas primeiras quartas-feiras de cada mês nos Paços do Concelho de Vila Nova de Cerveira e nas terceiras quartas-feiras, na Casa do Concello de Tomiño, mediante marcação prévia por telefone.

No que diz respeito ao Orçamento Participativo Transfronteiriço, a edição 2018 apresenta como novidade uma maior autonomia e interatividade, ou seja, ao contrário da primeira edição em que coube aos grupos de trabalho definir e apresentar duas propostas para cada área para ser colocada a votação, este ano o processo permite que as próprias entidades dos dois lados se reúnam e trabalhem para apresentar projetos comuns nas áreas de Educação e Cultura; Deporto e Lazer e Território e Ambiente.  Num orçamento global disponível de 20 mil euros, o processo arranca já a 15 de julho

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares