Os ‘Sabores Tradicionais de Cerveira’ estão de regresso à mesa de 11 restaurantes do concelho, convidando residentes e visitantes para um conjunto de experiências gastronómicas irresistíveis. Em abril, a sugestão vai para o Debulho de Sável do Rio Minho.
Com a chegada da Primavera, dá-se a aparição do Sável do rio Minho e uma das suas mais típicas confeções é o debulho. Reza a história que, em Cerveira, os homens pescavam o sável e as mulheres encarregavam-se de o vender de porta em porta. A cabeça, o rabo, as ovas e as postas pequenas eram as menos apetecíveis, daí que surgiu o saboroso Debulho de Sável, hoje um verdadeiro pitéu.
“Sabores Tradicionais de Cerveira” é um evento que, além de promover a gastronomia típica do concelho, procura contribuir para uma maior dinâmica dos estabelecimentos de restauração aderentes, do comércio e dos produtores locais.
De acordo com o edil cerveirense, Fernando Nogueira, “a gastronomia assume-se como um incentivo de visita ao concelho cativando, não só os apreciadores de uma especialidade, mas também aqueles que associam a boa mesa ao conhecimento do património cultural e natural. E Cerveira é um concelho rico neste conjunto de ofertas”.