14.6 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 22 Abril, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoCerveira: Autarquia contesta encerramento parcial do Centro Escolar de Covas

Cerveira: Autarquia contesta encerramento parcial do Centro Escolar de Covas

A escassas semanas do arranque de mais um ano letivo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira foi surpreendida, em pleno mês de agosto, com a intenção manifestada pelo Ministério da Educação de encerrar uma das salas do Centro Escolar de Covas, localizado a 15 quilómetros da sede do concelho. O Executivo não aceita justificação e moldes propostos pelo que apresenta uma listagem de contra-argumentos, alertando para uma medida prejudicial à aprendizagem das crianças, bem como a falta de condições de opção dos encarregados de educação.
Atendendo aos constantes avisos da Delegação Regional da Educação do Norte, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira encetou os contactos necessários para poder resolver a abertura ano letivo no Centro Escolar de Covas (EB1/JI de S. Sebastião). No entanto, e apesar de todas as diligências tomadas, o número de alunos exigido na lei para o seu funcionamento não foi alcançado para o ano letivo 2015/2016 dado o decréscimo da taxa de natalidade, resultando daí o recente e inesperado anúncio da tutela para o encerramento parcial daquele estabelecimento de ensino.
A Câmara Municipal considera que, estando a abertura do ano escolar tão próxima, não estão reunidas as condições de igualdade para pais e encarregados de educação procedam, em tempo útil, à escolha e matrícula das crianças nos outros centros escolares, relembrando que esta escola tem características diferentes e que devem ser consideradas excepcionais, apresentando um conjunto de argumentos nesse sentido.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares