O comboio Celta, que assegura a ligação directa sem quaisquer paragens intermédias entre Porto e Vigo duas vezes por dia, transportou, em média,entre Julho de 2013 e Março deste ano, apenas 26 passageiros em cada viagem. Cada automotora tem 228 lugares. As contas foram feitas pelo jornal PÚBLICO que concluiu que, nestes nove meses, a taxa de ocupação tem sido de apenas 12 %.
Aquele jornal diário acrescenta que serão estes números a razão pela qual “as empresas públicas CP e Renfe recusam divulgar informação sobre os resultados de exploração deste novo serviço, que foi inaugurado em Julho do ano passado por decisão conjunta dos governos de Portugal e Espanha”.
O PÚBLICO calculou as receitas e as despesas e concluiu que os resultados demonstram prejuízo no serviço. Em nove meses, a CP e a Renfe terão tido receitas na ordem dos 427 mil euros para despesas superiores a 1,7 milhões, o que significa um défice de 1,2 milhões. Quando completar um ano de serviço, o Celta terá chegado aos 2 milhões de euros de prejuízos.