18.2 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 8 Maio, 2025
spot_img
InícioNotíciasCulturaCelina da Piedade actua em Monção

Celina da Piedade actua em Monção

Cantante e acordeonista, que participa em diversos projectos musicais e integra o grupo de músicos de Rodrigo Leão, é uma defensora acérrima da música de raiz popular e uma das instrumentistas mais relevantes desse género musical em Portugal.

 

O Cineteatro João Verde recebe no dia 6 de Dezembro, sábado, pelas 21h30, um concerto da cantante e acordeonista Celina da Piedade. O bilhete custa 7 euros, podendo ser adquirido na Loja Interactiva de Turismo de Monção ou, uma hora antes, no local do espectáculo.

Celina da Piedade apaixonou-se pelo acordeão na infância, constando-se que o seu primeiro concerto foi aos 6 anos, em Castro Verde. Estudou no Conservatório de Música de Setúbal, onde também leccionou. Licenciou-se em Património Cultural na Universidade de Évora e fez uma pós-graduação em Estudos de Música Popular, na Universidade Nova de Lisboa.

Em 1998, inicia a colaboração com a Associação PédeXumbo (organizadora do Festival Andanças), da qual é atualmente Presidente Honorária. No ano de 2000, é co-criadora de dois projectos musicais: Uxu Kalhus (com quem fica até 2009), e Modas à Margem do Tempo (colaboração até 2004).

Nesse mesmo ano, é convidada por Rodrigo Leão a integrar o ensemble de músicos que o acompanham. Desde então tocou em todos os discos e concertos ao vivo do compositor. A esta parceria, vão-se acrescentando outras:  Mayra Andrade, Uxia Senlle, Daniel Schvetz, Ludovico Einaudi, Amor Electro, Gaiteiros de Lisboa, António Chainho, Dazkarieh, Viviane, Projecto Fuga, Virgem Suta, Pedro Moutinho, Fernando Alvim, Pedro Mestre, Monte Lunai, Attambur, Dona Rosa, Donna Maria, Samuel Úria, Kepa Junkera etc

Além de bandas sonoras para cinema, TV, teatro e dança, participou, como instrumentista e compositora, em mais de 40 edições discográficas. O seu entusiasmo pela música e dança tradicionais fez com que se tornasse numa das instrumentistas mais relevantes desse meio em Portugal. Tem participado em centenas de bailes e oficinas de música folk. Dedica-se activamente ao estudo e divulgação do património musical alentejano.

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares