11.8 C
Caminha Municipality

Carta aberta ao Dr. Pedro Passos Coelho

Data:

Passos coelho carlos araujo

Sr. Dr. Pedro Passos Coelho,

A data limite para apresentação duma candidatura à Presidência da República é o dia 17 de dezembro, 30 dias antes da primeira volta das próximas eleições.

Tem, portanto, ainda muito tempo para refletir, sabendo que se decidir fazê-lo e o anunciar, em 2 ou 3 horas terá as 7500 assinaturas com chave móvel digital online.

Acontece, todavia, que, este fim de semana se perfila como tempo de reflexão privilegiado e, porque culmina no 1º de Dezembro, data da Restauração da Independência em 1640, é uma data bem marcante para o seu anúncio.

No Sábado dia 29, os antigos alunos do seu Liceu Camilo Castelo Branco, realizam o Sarau Anual, inspiração pagã das reuniões de conjurados.

No domingo dia 30, por todo o país realizam-se essas reuniões de Conjurados e Aventais, nas quais as eleições Presidenciais serão certamente o prato forte.

Convenhamos Dr. Passos Coelho que, o facto de ainda não se ter candidatado, deixa os candidatos que já avançaram e os respetivos mentores, entre o pânico e a resignação.

Assumindo que anuncia a sua candidatura, quais seriam as reações dos outros candidatos?

Marques Mendes, encontraria um posicionamento para se aproximar do centro esquerda ou, resignar-se-ia a uma desistência?

António José Seguro, continuaria mais Seguro ainda, posicionando-se como o voto útil à esquerda para, pelo menos ir à segunda volta?

André Ventura, desistiria de imediato a seu favor, como já o expressou?

E o Almirante, descobriria agora que afinal é mesmo socialista desde pequenino, tentando colar-se ainda mais a Mário Soares?

Já quanto a Cotrim de Figueiredo, manteria a sua candidatura na mesma linha e rumo?

E finalmente, seria a sua candidatura motivo suficiente para o António Filipe, a Catarina Martins e o Jorge Pinto desistirem todos a favor do Seguro, ou do Almirante?

Mas essas reações são o que menos importa porque, o primeiro efeito positivo seria obrigar os já candidatos e definirem-se, a assumir posições.

A sua Candidatura a ninguém deixaria indiferente. Diz o que pensa, com coerência e determinação, tão rara qualidade nos dias que correm.

Seria o único candidato ao qual nenhum Português fica indiferente, e a única opção para termos na Presidência da República alguém que é capaz de dizer sim e fazer ou, dizer não e cumprir.

Seria o único candidato com ideias claras e posições sólidas sobre todos os temas estratégicos para o Portugal dos próximos 10, 20 ou 30 anos.

Candidate-se Dr. Passos Coelho, dê mais essa prova de Patriotismo, porque não precisamos de mais um Dom Sebastião, nem de ter na Presidência da República um corta fitas a querer agradar a tudo e a todos ou, um vassalo do governo de turno.

Melhores Cumprimentos,

Carlos Novais de Araújo
28 de Novembro de 2025

Carlos Araújo
Carlos Araújo
Economista

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...

Município aprovou voto de congratulação a arquiteto arcuense Fernando Cerqueira Barros

O Município de Arcos de Valdevez aprovou um Voto...

Perto de uma centena de vianenses beneficiários do programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento

Viana do Castelo conta com praticamente uma centena de...

Caminha e Viana do Castelo apostam na internacionalização do Grande Trail da Serra d’Arga

O Vereador de Caminha, José Leal, reuniu-se com o...