9.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCapitania do Porto de Caminha alerta para agravamento da agitação marítima no...

Capitania do Porto de Caminha alerta para agravamento da agitação marítima no período de 12 a 15 de outubro

A Capitania do Porto de Caminha, órgão local da Autoridade Marítima Nacional, alerta toda a comunidade marítima e a população em geral, que frequente as zonas costeiras e ribeirinhas, para a previsão de agravamento das condições meteo-oceanográficas, a partir da manhã do dia 12 até ao dia 15 de outubro.
Chama-se a atenção para a previsão de ondulação de oeste, que apresentará um período largo, o que significa que transportará bastante energia e poderá atingir os 4 metros de altura, durante os dias 13 e 14 de outubro. No mesmo período, poderemos presenciar rajadas de vento entre os 50 e 80 km/h, dos quadrantes de sul que, associadas à forte ondulação, poderão, particularmente nos períodos da preia-mar, fazer com que o mar atinja zonas mais interiores da orla costeira.
Devido a este agravamento, devem ser consideradas medidas de prevenção por todos aqueles que se encontram ou praticam as áreas junto à orla costeira. Assim, recomenda-se o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações, quer nos fundeadouros do rio Minho, quer no portinho de Vila Praia de Âncora, bem como evitar passeios perto da zona de rebentação, nas praias e nas zonas de pedra e rocha junto à orla costeira. Alerta-se também para a necessidade de precaver a proteção das infraestruturas, tais como bares e restaurantes, que estarão mais vulneráveis no caso de se verificarem galgamentos.
É vital ter presente que, nestas condições, o mar poderá alcançar zonas que, aparentemente, parecem seguras.
Prevê-se que as barras de Caminha e de Vila Praia de Âncora se encontrarão fechadas nestes períodos, estando a Polícia Marítima de Caminha de prevenção e pronta a responder a situações que impliquem a sua pronta intervenção em matéria de salvamento marítimo.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares