A Campanha de Natal lançada pela Optiminho para ajudar o CAT Benjamim rendeu perto de mil euros.
O CAT Benjamim é um centro de acolhimento de crianças e jovens em risco, está situado na freguesia de Seixas e é uma das valências da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mentalde Viana do Castelo.
Em Dezembro a Optiminho, uma ótica com lojas espalhadas pelo Alto Minho, decidiu lançar esta campanha para ajudar aquele centro que se tem debatido com alguma dificuldades. Na passada semana foi feita a entrega do cheque no valor de 950 euros, uma verba que vem em boa hora e que vai ajudar o Benjamim como explicou ao Jornal C Paula Meixedo, responsável pelo CAT Benjamim.
“Para nós é sempre muito importante quando a comunidade e alguns agentes se solidarizam para apoiar a nossa atividade. Este tipo de iniciativas são importantes porque nos permitem divulgar o nosso trabalho e ao mesmo tempo melhorar a qualidade dos nossos serviços”.
Paula Meixedo explica que existem uma série de necessidades que o CAT tem que enfrentar “e estas iniciativas ajudam a melhor responder a essas necessidades”.
O CAT Benjamim dá resposta a crianças e jovens em risco que precisam de cuidados que vão desde a alimentação, ao vestuário, materiais lúdicos e escolares e cuidados de saúde. “Por isso, tudo o que vem é bem vindo e fundamental para nós”, explica.
Com uma lotação para 12, neste momento o CAT Benjamim acolhe 9 crianças. Com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos.
Depois de ter estado da eminência de encerrar, por enquanto o Benjamim vai continuar a prestar assistência às crianças e jovens, como assegurou ao Jornal C a responsável pelo centro.
“Recentemente tivemos aqui a visita do presidente da APPACDM que veio dizer à equipa que neste momento não está em causa a continuidade do CAT”.
A responsável do Benjamim espera que futuramente seja possível melhorar as condições físicas do edifício.
“Estamos a aguardar a possibilidade de reunirmos alguns apoios no sentido de fazermos face a algumas obras de melhoria da cobertura do edifício. Estamos a falar de um edifício antigo, arrendado, com algumas necessidades nomeadamente ao nível da cobertura. São obras avultadas e que futuramente terão que ter uma resposta”.
O CAT Benjamim precisa da ajuda de todos e por isso esta iniciativa lançada pela Optiminho no Natal pode ser um incentivo para que outras empresas possam também dar a sua ajuda.
Carlos Gonçalves, responsável pela empresa Optiminho, agradeceu ao clientes por terem tornado possível esta ajuda ao Benjamim.
“Foram eles, através das suas compras que nos ajudaram a ajudar esta instituição”.
Um pequeno gesto que faz toda a diferença e que o proprietário da Optiminho gostava que fosse seguido por outras empresas.
“Foi um gesto simples para tentar finalizar o ano da melhor forma e ajudar a criar melhores condições àquela casa e aos que ali vivem”.
Depois desta iniciativa, Carlos Gonçalves diz que no futuro poderão surgir outras. Esta, revela, “foi muito gratificante”.