16.5 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 29 Abril, 2025
spot_img
InícioOpiniãoCaminhos de Santiago: Concelho de Caminha tem que ser o Caminho

Caminhos de Santiago: Concelho de Caminha tem que ser o Caminho

O Caminho de Santiago, foi declarado pelo Conselho Europeu, em 1987, como o “Primeiro Itinerário Cultural Europeu”. As suas diferentes rotas são um ponto de atração turística de nível mundial.

A identidade religiosa, histórica e patrimonial foi sendo consagrada ao longo de séculos e consegue ver-se pelos diferentes itinerários que, partindo países longínquos, se destinam todos à cidade de Santiago de Compostela, Património da Humanidade.

O Caminho Português, segundo alguns historiadores, era um dos mais importantes para chegar a casa do apóstolo em Santiago de Compostela. O Caminho da orla marítima surgirá com a respetiva importância , segundo referências documentais, a partir do século XV.

foto caminho

Este Caminho era utilizado pelas populações da costa e pelos que desembarcavam nos portos de mar.

Hoje, os diferentes percursos dos Caminhos de Santiago são o motor de uma atividade turística, que só no ano transato, no que ao Caminho da Costa e ao Caminho Central diz respeito, gerou receitas na ordem dos 16 milhões de euros.

Este potentado turístico, tem que fazer as regiões que fazem parte do Caminho, refletirem sobre a responsabilidade de aproveitar as potencialidades que o mesmo lhes oferece.

Continue a ler este artigo na edição em papel de Maio de 2023 do Jornal C – O Caminhense, já nas bancas.


Este conteúdo é da responsabilidade dos eleitos da Coligação O Concelho em Primeiro.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares