16.5 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 8 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha/PS: “Respeitámos a decisão de Jorge Fão. Ele é livre, pensa pela...

Caminha/PS: “Respeitámos a decisão de Jorge Fão. Ele é livre, pensa pela sua própria cabeça”

A Comissão Política do Partido Socialista de Caminha já reagiu à decisão de Jorge Fão de surpender a sua actividade partidária.

Contactado pela Rádio Caminha, o presidente daquela estrutura, Joaquim Guardão, que substitui no cargo Miguel Alves por este ser candidato às eleições autárquicas, disse respeitar a decisão do antigo deputado da Assembleia da República, lamentando apenas que a tivesse tornado pública sem esperar pela reunião interna do partido que está marcada para a próxima semana

Joaquim Guardão considera que Jorge Fão “é livre” de tomar as decisões que bem entender, sublinhando que o partido “é aberto, plural, onde as pessoas pensam pela sua própria cabeça, sendo esse o legado deixado por Mário Soares” e do qual diz não abdicar.

Quando às críticas deixadas por Jorge Fão, que diz estar desiludido com “falta de carácter de alguns camaradas”, o presidente da Comissão Política do Partido Socialista de Caminha diz não entender essas mesmas críticas

Joaquim Guardão salienta também que o PS de Caminha está muito unido, “está mais forte que nunca” e preparado para os próximos desafios

Hoje, o socialista Jorge Fão anunciou que decidiu suspender a actividade partidária por não concordar com a actual orientação da Comissão Política Concelhia do PS de Caminha, estrutura liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Miguel Alves.

 

 

Eis o comunicado da Comissão Política Concelhia do PS

 

“O Partido Socialista de Caminha e Vila Praia de Âncora tomaram boa nota da posição pública assumida pelo camarada Jorge Fão junto do Jornal Caminhense. Registou a atitude e registou a  forma.

O Partido Socialista é um partido plural onde as pessoas pensam pela sua própria cabeça e   onde não existem perseguições. É esse o legado de liberdade que Mário Soares nos deixou e  dele não abdicamos.

O PS não comenta questões internas. Cada militante é livre de fazer o que entender e de  pensar como quiser mas o PS do concelho de Caminha tem uma responsabilidade para com os seus militantes e, sobretudo, para com as populações, que se sobrepõe à insignificância de discutir questões pessoais ou internas na praça pública.

O camarada Jorge Fão tem o percurso político que é conhecido. Foi dirigente a nível local,  distrital e nacional, adjunto do Presidente Pita Guerreiro, candidato à Câmara Municipal de  Caminha e deputado à AR durante uma década, sempre nomeado ou eleito pelo Partido  Socialista. A sua opinião deve ser respeitada mas a discussão sobre a mesma, no que depender do PS, acontecerá nos órgãos internos do partido no tempo, moldes e com a importância que for dada ao assunto.

O camarada Jorge Fão solicitou que a sua missiva fosse comunicada ao PS e isso será feito nas reuniões de Secretariado de Caminha e Vila Praia de Âncora que estão agendadas, há muito

tempo, para a próxima semana. Com normalidade e tranquilidade. Foi, por isso, com surpresa, que o PS recebeu a notícia do desabafo público do camarada Jorge Fão através dos meios de comunicação social.

Para o PS do concelho de Caminha, o que é importante sublinhar é que o Partido Socialista está mais unido do que nunca. Dobrou o número de militantes nos últimos 2 anos, conta com um grande Presidente de Câmara que é reconhecido como uma das figuras mais importantes do PS a nível nacional, tem uma equipa no executivo municipal que está a fazer um enorme trabalho pagando dívidas, resolvendo trapalhadas judiciais e fazendo obra, tem elementos de excelência nas Juntas e Assembleias de Freguesia, orgulha-se de ter um Presidente de Federação Distrital e está coeso e em absoluta sintonia para os tempos que se avizinham. As energias do PS estão concentradas no desenvolvimento do concelho e não nos distraímos a dar trunfos ao PPD reacionário de Caminha que ainda há dias desonrava a memória de Mário Soares. O nosso combate e a nossa dedicação é, como sempre foi, em prol das pessoas, das instituições, do desenvolvimento e da liberdade.

Caminha, 13 de janeiro de 2017

Joaquim Guardão, Presidente da Comissão Política Concelhia do PS

Paula Aldeia, Secretária Coordenadora da Secção do PS de Caminha

Gaspar Pereira, Secretário Coordenador da Secção do PS de Vila Praia de Âncora”

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares