Caminha vai receber mais um encontro participativo no âmbito do OPP – Orçamento Participativo de Portugal A sessão está marcada para o dia 11 abril, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Caminha. As propostas ao OPP terão de ser ideias concretas para investimentos, em qualquer área da governação, podendo ser regionais ou nacionais. Este ano, o volume de investimento em jogo é de 5 milhões de euros.
Esta será a segunda vez que Caminha vai acolher um encontro deste tipo, que diz respeito a um projeto único no mundo, a partir do qual os cidadãos escolhem projetos a concretizar. No ano passado o investimento total era de três milhões de euros, subindo consideravelmente em 2018. Na altura, em Caminha, no que foi o segundo encontro do OPP, participou cerca de meia centena de pessoas, que contribuíram com 15 projetos nas áreas da Cultura e da Agricultura, um número que superou largamente o de projetos submetidos no primeiro desses encontros, que decorreu em Braga.
As propostas podem ser também submetidas online, através do portal oficial, em https://opp.gov.pt/, onde também se encontra toda a informação necessária. Aliás, os moldes deste OPP promovido pelo Governo (embora à escala) são semelhantes aos do Orçamento Participativo de Caminha, instituído por este Executivo, o que explicará também o número e a qualidade dos projetos apresentados em 2017 em sede de OPP.