11 C
Caminha Municipality

Caminha: Teatro Valadares a abarrotar para aplaudir a nova presidente Liliana Silva

Data:

O Teatro Valadares em Caminha foi esta noite palco da cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, Câmara e Assembleia Municipal. Liliana Silva vai chefiar o executivo nos próximos quatro anos depois de ter vencido as eleições autárquicas realizadas no passado dia 12 de Outubro, por uma diferença de 30 votos em relação ao candidato do Partido Socialista Rui Lages.

Manuel martins 1

Coube ao presidente cessante, Manuel Martins, dar posse aos novos membros da Câmara e da Assembleia, a quem desejou as maiores felicidades, sucesso no desempenho das suas funções e um bom mandato para todos.

Jose luis lima 2

De seguida, coube a José Luís Lima, da Coligação O Concelho em Primeiro (OCP), por ser o mais votado para a AM, presidir à eleição da mesa daquele órgão. Foram apresentadas duas listas, uma do Partido Socialista, encabeçada por João Domingues e outra da OCP, encabeçada por José Luís Lima. A votação deu vitória à lista da OCP por um voto de diferença. Assim sendo, José Luís Lima foi eleito presidente da mesa da Assembleia, juntamente com Nuno Brás Pereira e Maria Isabel Dias. O presidente eleito prometeu servir o concelho com humildade e sentido de responsabilidade. José Luís Lima agradeceu a confiança nele depositada e disse contar com todos para dignificar o órgão.

4 nov 2025 liliana silva 2

A terminar a sessão no Teatro Valadares, que se encontrava com lotação esgotada, o presidente da AM deu a palavra à nova presidente da Câmara, Liliana Silva, que começou por salientar que a sua ambição “não era ser presidente, pelo valor do cargo em si, mas sim para fazer mais pelo concelho, concretizar projetos, trabalhar por todos, e defender o concelho de Caminha sempre. Com humildade, mas com visão. Com abertura, mas com firmeza nas decisões. Com responsabilidade, mas exigindo dos outros aquilo que exijo a mim própria, verdade, trabalho, respeito e transparência”, disse.

A eleita disse “estar cá para trabalhar com todos, com o presidente da mesa da assembleia municipal, os deputados municipais, os vereadores eleitos, os presidentes de junta e elementos das assembleias de freguesia.”

Público valadares

Liliana Silva desejou a todos um bom mandato em prol da comunidade caminhense e lembrou que o voto popular é para ser respeitado com ações e com consensos. “Nunca serei uma força de bloqueio. Estou cá para ser parte de uma equipa disponível para arranjar soluções para os problemas e não para acabar com nada nem para perseguir ninguém”, salientou.

Aos presidentes de junta de freguesia eleitos, também fez questão de deixar uma mensagem: “Vocês são a primeira linha dos valores democráticos. Estou certa que todos saberão colocar os partidos de parte e por as freguesias e o concelho em primeiro. Recebemos todos um mandato por parte dos caminhenses que transporta consigo uma exigência que não temos o direito de defraudar. E todos juntos conseguiremos concretizar os nossos projetos, com espírito de equipa, solidariedade institucional e respeito por todos. Sei que na política há quem exija lealdade. Eu não peço lealdade a ninguém, porque a lealdade não se pede, conquista-se com o bom exemplo, com atos, obras e ações. Eu peço respeito, profissionalismo, diálogo e que sejamos todos criadores de pontes e não de muros. De soluções e não de problemas. Estou certa que poderei contar com cada um de vós, assim como vocês poderão contar comigo e com a minha equipa, sempre.”

Liliana Silva recordou o seu programa e objetivos, que passam por construir um concelho justo e solidário, com oportunidades de vida, sustentável, competitivo e inovador.

“Queremos organizar os serviços da Câmara, valorizar os funcionários públicos, modernizar os procedimentos, simplificar os processos, aumentar a transparência e aproximar os cidadãos, (…) sem guerras partidárias.”

A presidente da Câmara prometeu ainda reabilitar equipamentos públicos, investir na educação, na dignidade e qualidade de vida dos idosos, apoiar os jovens e as famílias, cuidar das florestas, valorizar a comunidade piscatória, apostar na mobilidade sustentável, fomentar a prática desportiva e incentivar uma dinâmica cultural pujante.

Liliana silva 3

Para Liliana Silva, “é tempo de construir uma estratégia municipal de desenvolvimento justo e sustentável que promova a competitividade, o crescimento, o emprego, e o indispensável equilíbrio das finanças municipais. (…) É urgente lançarmos um processo de parceria com as nossas freguesias, tratando-as a todas por igual, dotando-as de meios para que possam desempenhar plenamente as competências que exige uma gestão de proximidade”, afirmou.

A edil aposta numa democracia mais participativa, promovendo conselhos estratégicos de auscultação e opinião sobre políticas públicas municipais. “Resumindo, desde a área económica e empresarial, às ligações transfronteiriças, a área social, cultural, desportiva e o urbanismo, ordenamento e planeamento do território terá agora uma equipa com objetivos traçados bem definidos e que serão para cumprir”, garantiu.

Liliana Silva reafirmou o seu compromisso com o concelho de Caminha e a sua dedicação para servir, com todas as suas forças, conhecimento e capacidades, honrando o mandato que recebeu dos caminhenses.

“Na política, como na vida, creio firmemente na força e no poder do exemplo. Cumpre-me, pois, ser ainda mais exigente, antes de tudo, comigo mesma. E é o que farei. Sejamos todos o exemplo que queremos ver no mundo. E agora esperam-nos quatro anos de mangas arregaçadas e olhos no futuro. Vamos ao trabalho por todos, Todos, Todos!!!, rematou.

Oiça o discurso na íntegra:

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de saber a razão por que a sessão não passou na internet dada a importância do ato além de que, muitas sessões da Assembleia Municipal foram difundidas por esse meio. Esta não foi.
    Tive pena porque os caminhenses que estão longe dentro ou fora do país gostariam de ter tido essa oportunidade, mas, ao que parece, nem todos têm espírito democrático e só são cordatos e simpáticos para com a populaça quando ganham… Quando perdem, vê-se-lhe o íntimo e a verdadeira essência das pessoas…
    Saber ganhar é fácil. Mais difícil é ser elegante e magnânime na derrota.
    Mas de “quem já saiu” seria pedir muito. Daí terem saído: as pessoas fartaram-se da arrogância!
    Felicidades senhora Presidente!
    Caminha precisa de si. Caminha precisa de todos, todos, todos.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...

Município aprovou voto de congratulação a arquiteto arcuense Fernando Cerqueira Barros

O Município de Arcos de Valdevez aprovou um Voto...

Perto de uma centena de vianenses beneficiários do programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento

Viana do Castelo conta com praticamente uma centena de...