Os tapetes floridos vão voltar a cobrir as ruas do centro histórico de Caminha no feriado do Corpo de Deus. No dia 8 de junho, Dia do Corpo de Deus, Caminha e Vilarelho vão “acordar” engalanadas de tapetes floridos realizados pelos caminhenses. O grupo de Jovens do concelho, que vai participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, é o convidado, este ano, para participar na execução dos tapetes em Caminha.
Para além da religiosidade que lhe está associada, a Festa do Corpo de Deus continua a ser um cartão-de-visita da vila. Todos os anos, milhares de pessoas visitam Caminha e Vilarelho para admirarem as verdadeiras obras de arte elaboradas pelos caminhenses. Há várias semanas que as diferentes comissões de rua trabalham arduamente nos preparativos dos tapetes. De facto, na noite que antecede a festividade, passam a noite acordados a enfeitarem as ruas, com criatividade e empenho, motivos do quotidiano ou da sua fé, para que de manhã as ruas estejam prontas para serem admiradas. Este ano, os jovens do concelho que vão participar na Jornadas Mundiais da Juventude vão também contribuir para que os tapetes floridos continuem a ser um postal ilustrado do nosso concelho.
A Solenidade do Corpo de Deus é uma iniciativa do Arciprestado de Caminha que envolve a comunidade caminhense.
Os tapetes floridos podem ser admirados a partir das primeiras horas da manhã. O dia termina com o Ofício Solene de Vésperas, na Igreja Matriz de Caminha, seguido da Procissão do Corpo de Deus e que conta com a participação de todas as paróquias do Arciprestado de Caminha e que percorrerá as ruas de Caminha e Vilarelho.