9.7 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 23 Abril, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Selva dos Animais Domésticos sem verba para prosseguir com a esterilização...

Caminha: Selva dos Animais Domésticos sem verba para prosseguir com a esterilização de gatos errantes

Idalina Torres da Selva dos Animais Domésticos de Caminha foi à Assembleia Municipal apelar ao reforço das verbas para continuar o trabalho desenvolvido pela associação.

A Associação Selva dos Animais está sem verba para dar continuidade ao trabalho de esterilização de animais errantes, nomeadamente gatos, que tem vindo a desenvolver no concelho de Caminha.

Apesar desta ser uma competência da Câmara Municipal, a verdade é que tem sido aquela associação, através da transferência de verbas do município, que tem desenvolvido esse trabalho. Só que a verba esgotou e é preciso que todos ajudem a Associação a continuar este trabalho. Foi isso mesmo que Idalina Torres, da Selva dos Animais Domésticos foi dizer à Assembleia Municipal.

 

Sem dinheiro para continuar a esterilizar os muitos animais errantes que ainda se encontram por esterilizar e com as verbas do orçamento participativo que permitiram realizar esse trabalho esgotadas, a Selva dos Animais Domésticos deslocou-se à última Assembleia Municipal para apelar à Câmara e aos presidentes de junta que possam continuar a ajudar a Associação a desenvolver este trabalho.

Isso mesmo explicou Idalina Torres da Selva dos Animais Domésticos que começou por explicar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por aquela Associação.

88009602_2488419578090031_806290705784766464_n
Idalina Torres – Selva dos Animais Domésticos

“O que me traz hoje aqui a esta Assembleia é a situação dos animais errantes, nomeadamente os felinos. Em 2017 a nossa associação ganhou um orçamento participativo no valor de 30 mil euros e desde 2019 que começámos a esterilizar gatas e gatos que os cuidadores conseguiram apanhar com as armadilhas. O valor dos 30 mil euros foi todo esgotado da esterilização de 451 gatas e 171 gatos o que perfaz um total de 626 animais.

Assim sendo encontramo-nos neste momento sem verbas para continuar este trabalho junto dos muitos animais que ainda se encontram por esterilizar”, disse.

Se o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na esterilização dos animais não continuar, Idalina Torres não tem dúvidas que dentro de poucos meses o concelho ficará de novo invadido por gatos errantes, comprometendo assim todo o trabalho que foi entretanto realizado. Assim sendo aquela representante da Selva dos Animais apelou à responsabilidade de todos.

“Venho assim pedir para que todos sejamos responsáveis por esta situação. A Selva dos Animais Domésticos tem continuado, com os poucos recursos de que dispõe, a fazer a esterilização dos animais. Sendo esta uma responsabilidade do município, pedimos que uma verba seja disponibilizada para esse fim, pois achamos que o montante do protocolo da Associação com a Câmara, não pode ser para esse fim, sob pena de não chegar para os animais que se encontram no abrigo”.

Apesar de Caminha ser um concelho que se pode orgulhar de não ter cães abandonados o mesmo já não se pode dizer em relação aos gatos.

316423973_516546207186579_24139086116956808_n

“Em maio de 2022 enviamos um mail para as juntas de freguesia para que também nos pudessem ajudar nesta causa. Algumas colaboraram e a essas agradeço muito. Às que não tiveram oportunidade de contribuir, voltamos a apelar para que nos ajudem a continuar este trabalho porque só assim conseguiremos acabar com este problema dos gatos de rua”, acrescentou.

Idalina Torres terminou a sua intervenção agradecendo a todos quantos, ao longo dos anos, têm contribuído com a Selva dos Animais Domésticos na proteção e abrigo dos animais abandonados e errantes e insistiu no pedido de ajuda a todos.

21272478_1464083883677582_597917115411219412_n
Idalina Torres e Karine Torres – Selva dos Animais Domésticos

Dos deputados eleitos pelas diferentes bancadas e presidentes de Junta presentes na reunião, Idalina Torres recebeu elogios pelo trabalho realizado pela Associação em prol dos animais e a promessa de ajuda para dar continuidade ao seu trabalho.

Também o presidente da Mesa da Assembleia Municipal, Manuel Martins, deixou o compromisso de ele próprio assumir este causa da esterilização dos animais.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares