17.5 C
Caminha Municipality
Domingo, 7 Julho, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Presidente da Junta de Freguesia de Âncora alerta para estado calamitoso...

Caminha: Presidente da Junta de Freguesia de Âncora alerta para estado calamitoso do Caminho de Santiago na sua freguesia

Em nota enviada à imprensa pela Coligação O Concelho em Primeiro, Peter Anthony Martins, presidente da Junta de Freguesia de Âncora, alerta para a falta de manutenção no caminho florestal entre o Cruzeiro da Matança e a Rua do Socorro, na freguesia de Âncora, parte integrante dos Caminhos de Santiago e a porta de entrada no concelho de Caminha por parte dos peregrinos.

Em entrevista ao Jornal C – O Caminhense, Peter Anthony Martins lamenta que o troço esteja “completamente esquecido” e já apresentou o problema na última reunião de Câmara. Depois da intempérie do início do ano, viu-se mesmo obrigado a realizar uma pequena intervenção com os meios da freguesia para tornar o caminho transitável.

 

caminho ancora 2

O autarca diz já ter pedido, sem sucesso, a intervenção da Câmara Municipal de Caminha em 2022, no seguimento da atribuição de verbas por parte do governo para a revalorização dos Caminhos de Santiago. Lembrou ainda o estudo “Facendo Caminho“, promovido pela Entidade de Turismo Porto e Norte, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Axencia de Turismo de Galicia e a Agência de Cooperação Transfronteiriça Norte de Portugal – Galiza, que custou cerca de 100 mil euros, onde se concluiu que passaram entre Porto e Espanha mais de 120 mil peregrinos no ano passado.

 

caminho ancora 1

Sendo o turismo a grande aposta do município de Caminha, Peter Anthony Martins não entende por que razão este caminho continua “degradado”, levando até a que um caminheiro se tivesse magoado recentemente. “É a imagem do concelho de Caminha que está em causa e a da freguesia de Âncora em particular, que é a porta de entrada do Concelho”.


Peter Anthony Martins
em declarações ao Jornal C – O Caminhense.

O presidente da junta pede a intervenção urgente da Câmara Municipal de Caminha para tornar o caminho novamente “digno”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares