A Praia de Vila Praia de Âncora é uma das 6 praias a norte que durante a época balnear 2025, não vai ostentar o galardão Bandeira Azul da Europa.
Desde 2018 que esta praia do concelho de Caminha não perdia este galardão que que lhe conferia a boa qualidade das suas águas.
Rui Lages, presidente da Câmara de Caminha, diz que vai questionar a Associação BAAE, entidade responsável pelo galardão a propósito da decisão de tirar a Bandeira Azul à praia de Vila Praia de Âncora. Já a oposição, acusa o autarca de nada ter feito para acautelar a qualidade da água daquela praia.
Numa nota de imprensa publicada no site do Município, a Câmara de Caminha dá conta que o concelho vai erguer quatro Bandeiras Azuis, nomeadamente na Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo e Praia do Forte do Cão, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros. Quanto à Praia de Vila Praia de Âncora a qualidade da água foi considerada aceitável em 2024. Para a ABAAE o nível exigido para atribuição da Bandeira Azul é excelente, pelo que, este ano aquele organismo decidiu não atribuir o galardão na época balnear 2025.
Na referida nota, o Município de Caminha informa “que vai questionar a ABAAE a propósito da Praia de Vila de Âncora e fazer tudo para que a época balnear no concelho de Caminha continue a ser a preferida de milhares de pessoas e a manter todas as condições de qualidade”.
“Este presidente, com a sua gestão, não acautelou os procedimentos necessários para manter a qualidade necessária da água e perdeu-se a bandeira azul na praia das crianças, em Vila Praia de Âncora.
E agora é que vai articular com a Apa, para o próximo ano?
O concelho de Caminha perde em toda a linha com esta gestão.
Foi no tempo do PSD, aquando da requalificação da zona ribeirinha, que se resolveram os problemas dos esgotos no rio.
Foi com o vereador Guilherme Lagido, que as bandeiras azuis se mantiveram porque ele se preocupava, pessoalmente, com isso.
O que aconteceu agora, com esta gestão, foi falta de trabalho e atenção por parte deste responsável, que está sempre mais preocupado em aparecer em tudo o que é fotografias e festas do que a gerir o concelho.
Com esta gestão, estamos sempre a perder….em tudo: candidaturas, verbas, projetos, estratégias e agora até a bandeira azul.
O presidente em vez de se vangloriar de que vai erguer só 4 bandeiras azuis, deveria estar a pedir desculpas ao concelho de Caminha pela sua incompetência.
Lamentável”, disse.