O presidente da Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora, Carlos Sampaio, congratulou-se pelo facto dos deputados do PSD e do PS, voltarem a levar o tema da requalificação do Portinho de Vila Praia de Âncora à discussão na especialidade do Orçamento de Estado (OE) para 2026, questionando diretamente o Ministro da Agricultura e do Mar, bem como o Secretário de Estrado das Pescas a cerca deste assunto.
Ma resposta aos deputados, o Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou que o concurso para o Estudo de Avaliação de Impacte Ambiental já foi adjudicado, um passo fundamental para o avanço do processo de requalificação.
O Partido Socialista apresentou também um aditamento ao Orçamento do Estado, propondo que o Governo reforce em 2026 o compromisso com a requalificação do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, através da concretização do estudo de impacto ambiental, e a calendarização e orçamentação plurianual das fases seguintes, com vista à conclusão da obra até 2030.
Para Carlos Sampaio, “um aditamento é uma proposta formal de alteração ao Orçamento do Estado, apresentada durante a fase de discussão na especialidade. Se for aprovado pela maioria dos deputados, passa a fazer parte da lei do OE. Representa um compromisso transversal a todas as bancadas parlamentares com a comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora, com o concelho de Caminha e com o tecido marítimo do Norte de Portugal e da Galiza que partilham o mesmo mar e as mesmas preocupações de segurança, economia e futuro”.
O dirigente lembra que a requalificação do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora “tornou-se uma causa comum de união e pacificação construída ao longo de duas décadas, que hoje junta pescadores, autarcas, partidos e cidadãos, em torno de um desígnio partilhado que é garantir um porto seguro, funcional e digno das gentes de Vila Praia de Âncora”.
“Este passo do OE para 2026, reforça o compromisso já assumido pelo Governo e renova a esperança numa solução definitiva para um problema que há mais de vinte anos marca a nossa comunidade”, acrescenta.



