10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Percursos temáticos com passeios a pé, a cavalo e em jipe...

Caminha: Percursos temáticos com passeios a pé, a cavalo e em jipe são sugestões para este verão

“Percursos temáticos” é um dos projetos que integra o Programa Cultural Verão 2020, um programa arrojado, adaptado às imposições da DGS, que pretende resgatar a cultura para o nosso concelho e mostrar que o concelho de Caminha é um Destino de Confiança. História & Património. Fotografia, passeios de jipe e passeios a cavalo são os percursos que vão decorrer nos meses de julho, agosto e setembro. Os percursos temáticos abrem com a área de História & Património: “Caminha – As ruas, a evolução no tempo e o património histórico da vila”, já no dia 20 de julho, cujas inscrições são gratuitas, mas limitadas.

Em julho, decorrerão dois percursos temáticos na área da História & Património: “Caminha – As ruas, a evolução no tempo e o património histórico da vila” é o primeiro, já no dia 20, pelas 18H00, com concentração marcada para a Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha. O segundo será no dia 27 de julho. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e estão limitadas ao máximo de 10 pessoas. Para o percurso de dia 20, as inscrições já estão a decorrer. Os interessados deverão fazer a respetiva inscrição até dia 17 de julho, através do email cultura@cm-caminha.pt.

Neste primeiro percurso pelas ruas de Caminha, partindo da Torre do Relógio, é dada a conhecer aos visitantes e aos integrantes do grupo de visita a história e evolução da Vila de Caminha, percorrendo as suas ruas mais características, com paragens, explicações e visitas aos pontos de referência e monumentos da Vila, mas também curiosidades, lendas e estórias da Bela Marinheira e do concelho. Do percurso fazem parte: o  Terreiro de Caminha; Muralha Medieval e Torre do Relógio; Rua Direita, Antigo Burgo e Igreja Matriz – História da Porta do Cais, Lenda do Lobisomem, História da Gárgula da Matriz, História do Senhor dos Mareantes, os Duques de Caminha; Capela de São João, a Porta do Sol e Santo António dos Esquecidos; Capela da Misericórdia; o Chafariz, A Casa dos Pitas e a lenda das Alminhas de Merda e, por último, a Rua dos Pescadores, o Convento de Santa Clara e o Miradouro.

Os percursos temáticos História & Património continuam nos dias 3 e 10 de agosto com “As casas de Caminha – casas inteiras e meias-casas”.  Sobre este percurso, avançamos que num passeio pelas ruas de Caminha, partindo da Torre do Relógio, é dada a conhecer aos participantes na visita a evolução da Vila de Caminha, percorrendo as suas ruas mais características, com um olhar especial sobre os diferentes tipos de casa que resistem ainda com o pitoresco medieval que carateriza a localidade. Com paragens, explicações e breves visitas a pontos de referência e monumentos da Vila, este roteiro atrai principalmente pelas curiosidades, lendas e estórias das ruas e casas da Bela Marinheira. Terminando na Rua dos Pescadores da Vila de Caminha, são apresentadas aos visitantes as Meias-Casas de Pescadores de Caminha, tipologia singular e única do Património Piscatório.

Ainda sobre os percursos temáticos História & Património, acrescentamos que nos dias 11 e 17 de agosto, vão decorrer os percursos “Rota dos Moinhos”. Num percurso e passeio de verão, partindo do Terreiro de Caminha, os visitantes e integrantes no grupo de visita ficarão a conhecer os Moinhos de Vento de Moledo;  o Moinho de Bouça Mé, em Orbacém; os Moinhos da Gândara em  Arga de Cima e as Azenhas de Vilar de Mouros. Com breves explicações, histórias e curiosidades sobre as construções e funcionamento típicos deste tipo de património, os participantes poderão remontar aos tempos em que os moinhos funcionavam e integravam o dia-a-dia das gentes das aldeias do concelho de Caminha.
Os percursos temáticos História & Património terminam com “Rotas das tascas e visita a São João d’Arga” nos dias 7 e 14 de setembro.  Num percurso e passeio de verão, partindo do Terreiro de Caminha, os visitantes e integrantes no grupo de visita terão contacto com a história da vila de Caminha e seu concelho, percorrendo a gastronomia, petiscos e doçarias, e tascas típicas do concelho, desde Caminha a Vila Praia de Âncora, Dem e a Serra D’Arga. Com paragens em locais de vistas relevantes do concelho, são ainda dadas a conhecer, entre petisco e petisco, momentos da história de Caminha e do concelho, finalizando a tarde numa visita ao Mosteiro de São João D’Arga.  As paragens nas tascas e estabelecimentos de petiscos serão previamente agendadas com os proprietários, definindo um petisco próprio em cada espaço, de forma a que os visitantes possam desfrutar de um leque variado dos produtos da região: peixe/marisco, fumeiro, queijo, boroa e pão, mel, champarreão, bagaço com mel (xiripiti), caminhenses, mocas, entre outros.

Para além dos percursos História & Património, o Programa Cultural Verão 2020 integra eventos de fotografia, passeios de jipe e passeios a cavalo.

Os percursos temáticos fotografia começam a 5 de agosto com o percurso “Miradouros”; dia 12 “Serra d’Arga”; dia 20 “À beira mar” dia 27 “As Villas” e dia 2 de setembro “Recantos Escondidos”.
Os Passeios de Jipe são outras das possibilidades destes percursos temáticos. Os passeios decorrem entre a Serra e a Costa: Passeio da Serra de Caminha e São João d’Arga e Passeio da Costa de Caminha a Vila Praia de Âncora. Mais informações através do telemóvel 912 350 046.

Outra das ofertas destes percursos temáticos são os Passeios a Cavalo, que poderão ser de uma hora – aldeia e monte de Moledo ou de duas horas – Mata Nacional do Camarido e praia de Moledo. Mais informações e inscrições através do telemóvel 912 350 046.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares