11.8 C
Caminha Municipality

Caminha: Ouça na íntegra os discursos da sessão solene comemorativa dos 48 anos de 25 de Abril

Data:

As comemorações do 48° aniversário do 25 de Abril de 1974 em Caminha culminaram na passada segunda-feira, numa sessão solene no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

as brumas do futuroÀ entrada, os cravos de Abril e ‘As Brumas do Futuro’, um poema de Pedro Ayres Ferreira Magalhães, davam o mote para a cerimónia.

No palco, um púlpito, uma cadeira e uma guitarra. Das colunas, uma voz que anunciava a liberdade. Era distribuída a flor vermelha, símbolo da revolução de Abril, numa sala quase lotada e quase sem máscaras.

Nos cartazes lia-se paz, respeito, democracia, igualdade e liberdade.

 

Foto atuação

Uma interpretação de “E Depois do Adeus” de Paulo de Carvalho, protagonizada por Joaquim Ribeiro e Tânia Esteves, e uma pequena peça da companhia de teatro Krisálida, marcam o inicio da sessão solene.

Abilio Cerqueira

O primeiro discurso foi de Abílio Cerqueira, do Bloco de Esquerda que salientou a importância do 25 de Abril na constituição do Serviço Nacional de Saúde, na criação da escola pública, na contribuição de “uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna”.

 

celestino ribeiro

Depois foi a vez de Celestino Ribeiro, da Coligação Democrática Unitária, cujo discurso criticou o poder da comunicação social na atual situação política e o perigo da manipulação desta informação na vida das pessoas.

 

 

Ricardo Cunha

Ricardo Cunha, da Coligação O Concelho em Primeiro foi o terceiro, e agradeceu a iniciativa dos soldados de Abril em garantir a liberdade que agora comemoramos. Refletiu sobre a importância da construção democrática, muitas vezes considerada como adquirida por aqueles nascidos e crescidos já em liberdade. Deu como testemunho deste desinteresse a abstenção dos últimos actos eleitorais.

 

Claudia Fernandes

Cláudia Fernandes, representante do Partido Socialista, sublinhou a importante luta da mulher, a sua emancipação e a importância da liberdade de escolha.

 

Miguel Alves

Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, alinhou o seu discurso na invasão à Ucrânia e refletiu sobre a mudança promovida pelo 25 de Abril em antagonismo à ideia de que “tudo continua na mesma”.

 

manuel luis martins

Manuel Luis Martins, presidente da Assembleia Municipal, médico de profissão, falou da saúde em Portugal pré 25 de Abril em comparação aos dias de hoje. Lembrou as dificuldades que limitavam o acesso à formação e ensino em Portugal e ainda o serviço militar obrigatório imposto pelo regime.

 

No fim, de braços no ar e punhos fechados, ouviu-se a “Grândola, Vila Morena” de José Afonso e de mão no peito, entoamos todos “A Portuguesa” de Henrique Lopes de Mendonça e Alfredo Keil.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...

Município aprovou voto de congratulação a arquiteto arcuense Fernando Cerqueira Barros

O Município de Arcos de Valdevez aprovou um Voto...

Perto de uma centena de vianenses beneficiários do programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento

Viana do Castelo conta com praticamente uma centena de...

Caminha e Viana do Castelo apostam na internacionalização do Grande Trail da Serra d’Arga

O Vereador de Caminha, José Leal, reuniu-se com o...