15.6 C
Caminha Municipality
Sábado, 15 Agosto, 2020
Início Notícias Cultura Caminha já tem teatro

Caminha já tem teatro

Uma sala de espectáculos com 150 lugares sentados acaba de abrir portas na vila de Caminha. O cine-teatro Valadares foi inaugurado esta manhã pela Câmara Municipal, ao fim de um longo processo que implicou a compra do edifício.

O caminho para a recuperação do Valadares começou com a aquisição do prédio por 300 mil euros.Numa segunda fase foi elaborado o projecto, pelo arquitecto Pedro Ramalho, também responsável pela recuperação do Teatro Rivoli, no Porto.Segundo fonte da autarquia, o projecto rondou os 90 mil euros. Foram ainda investidos 250 mil euros na aquisição de equipamentos.A obra custou 899 mil euros e foi co-financiada em 85% pelo Feder. Contas feitas, a transformação do velho Cine Teatro Valadares numa sala de espectáculos polivalente custou cerca de 1 milhão e meio de euros.

Para fazer do teatro um espaço polivalente, na área da plateia foram colocadas cadeiras amovíveis, o que vai permitir que a sala receba várias actividades, para além de peças de teatro, tais como café-concerto, salão de festas ou exposições.

A caixa de palco foi recuperada e dotada de uma estrutura cénica com as condições técnicas adequadas aos diversos espectáculos.
A recuperação incluiu ainda a instalação de um serviço de bar, com ligação directa ao exterior, de modo a que o público possa visitar o espaço, e a criação de espaços de apoio aos artistas, bem como áreas que permitam o funcionamento do próprio teatro, tais como camarins, área administrativa, instalações sanitárias e arrumos.

Aida Guerra da Silva foi uma das pessoas que a jornalista Cidália Aldeia encontrou no Valadares, que conheceu a versão original do edifício. A recuperação deste espaço cultural parece ter agradado.

Também em declarações à Rádio Caminha, o arquitecto Pedro Ramalho confessou a dificuldade em recuperar um teatro com reduzidas dimensões, fazendo tudo para manter a traça original.
Emoção foi palavra de ordem durante a cerimónia de inauguração do Valadares, realizada esta manhã. A presidente da Câmara, Júlia Paula, lembrou que foi graças à unanimidade dos autarcas do concelho em relação à importância desta obra que foi possível recuperar o Valadares.

O Valadares acaba de abrir portas, mas já tem programação cultural assegurada até ao mês de Outubro.Destaque para o concerto com Tiago Bettencourt, no dia 21 de Setembro.
O teatro Valadares foi formalmente inaugurado esta manhã, mas durante todo o dia de hoje vão multiplicar-se as iniciativas naquele renovado espaço, que pode agora ser visitado.
Para a noite, às 21h30, está agendado um espectáculo inaugural com jovens do concelho que vão interpretar êxitos musicais.Segue-se uma dramatização apresentada por jovens actores do município.
Mas antes disso, ainda durante a tarde, às 18h, o executivo camarário caminhense vai aproveitar o simbolismo da inauguração do Valadares para apresentar à população a proposta do projecto da marginal de Caminha.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Caminha: Concelho com um caso ativo de Covid 19 segundo a ULSAM

Depois de uns dias a zero, o concelho de Caminha voltou hoje a registar um novo caso de Covid 19 segundo o boletim epidemiológico...

Viana do Castelo: Retoma do funcionamento do comboio “Celta” é boa notícia para o turismo e setor empresarial

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo acredita que a retoma do funcionamento do comboio Celta, que faz a ligação entre o...

Apresentação do livro “BIENAL DE CERVEIRA (1978-2007) – Memória e Singularidade”, dia 22 de Agosto no Auditório do Fórum Cultural de Cerveira

No próximo dia 22 de agosto (sábado), às 18h00, a XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira acolhe a apresentação do livro “BIENAL DE...

Covid19: Mais dois mortos e 235 novos casos em Portugal

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (COVID-19) subiu de 53.548 para 53.783, e o número de óbitos passou de 1.770 para 1.772,...