17.8 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 29 Abril, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Grandes Opções do Plano e Orçamento apresentado hoje ao final da...

Caminha: Grandes Opções do Plano e Orçamento apresentado hoje ao final da tarde em Assembleia Municipal

Conheça as posições dos líderes de bancada dos partidos com representação na Assembleia Municipal de Caminha.

A Assembleia Municipal de Caminha reúne hoje, dia 21 de dezembro, em sessão ordinária no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, com início às 18h30.

A sessão será transmitida em direto, online, nos moldes habituais, no website do Município de Caminha.

Um dos pontos do Período da Ordem do Dia é a apresentação das “Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024”.

O Jornal C – O Caminhense contactou os líderes das bancadas, que de uma forma resumida nos deram a sua visão acerca deste ponto da ordem de trabalhos.

Paula Aldeia 1
Paula Aldeia (PS)

Paula Aldeia, líder de bancada do Partido Socialista, salientou a importância deste documento para o concelho de Caminha, que terá o voto favorável do seu partido.

 

Abilio 4
Abílio Cerqueira (BE)

Abílio Cerqueira do Bloco de Esquerda, lamenta que a maioria das propostas “estratégicas” apresentadas pelo seu partido não tenham sido contempladas no documento.

 

Celestino Ribeiro 4
Celestino Ribeiro (CDU)

Celestino Ribeiro da CDU, apesar de salientar que uma das suas propostas está contemplada neste orçamento, classifica este documento como “insipiente, pouco progressista” relativamente áquilo que é a promoção do concelho de Caminha.

 

Outro dos assuntos a discutir nesta Assembleia Municipal é a “Aprovação da Fixação das Taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis”, proposta apresentada pela Câmara Municipal de Caminha para reduzir o IMI de 0,45% para 0,41%. Recorde-se que em Outubro, numa Assembleia Municipal Extraordinária, a CDU votou contra a proposta de descida do IMI para 0,35%, apresentada então pela Coligação O Concelho em Primeiro (OCP). Questionado se iria votar favoravelmente esta nova descida, Celestino Ribeiro diz não ter votado contra a descida do IMI mas sim contra a tentativa da OCP de se sobrepor à função da Câmara Municipal.

 

O Jornal C tentou contactar o líder de bancada da OCP, Jorge Nande, mas não foi possível até ao momento.

A sessão desta tarde da Assembleia Municipal terá um Período de Intervenção do Público, seguido de Informações da Mesa, Período Antes da Ordem do Dia e do Período da Ordem do Dia com os pontos seguintes:

Apreciação de Informação Escrita do Senhor Presidente da Câmara sobre a Atividade do Município e a Situação Financeira do Mesmo; Aprovação da ata da sessão ordinária de 29 de junho 2023; Aprovação da ata da sessão ordinária de 29 de setembro 2023; Aprovação da Alteração ao Regulamento Municipal para Atribuição de Incentivos ao Ensino Superior; Aprovação da Terceira Alteração ao Plano Diretor Municipal de Caminha (PDM) para Incorporação das Normas NE30-32 do Programa da Orla Costeira Caminha- Espinho (POC-CE); Aprovação da Fixação das Taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis; Aprovação da Participação variável no IRS; Aprovação do Lançamento de uma Derrama; Aprovação da Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP); Delegação de Competência para Autorizar a Assunção de Compromissos Plurianuais, n.º 3, do art.º 6º, da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, republicada pela Lei n.º 22/2015 de 17 de março; Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024; Aprovação do Mapa de Pessoal para 2024 e Aprovação dos Protocolos de Apoio às Freguesias para o Ano 2024.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares