24.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 5 Julho, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Ferry boat poderá voltar a navegar no Verão

Caminha: Ferry boat poderá voltar a navegar no Verão

A Ministra Regional do Mar, Rosa Quintana, visitou na passada quarta-feira a zona portuária de A Pasaxe, em A Guarda, onde constatou as obras de emergência que estão a ser realizadas pela Portos de Galicia para melhorar a segurança da estrutura de atracação do porto, evitar seu naufrágio e possíveis riscos, tanto para o meio ambiente quanto para a segurança da navegação na área.

Segundo o jornal espanhol Telemariñas, Rosa Quintana, acompanhada pela presidente dos Portos de Galiza, Susana Lenguas, destacou que estas obras têm um orçamento superior a 580 mil euros. Além disso, explicou que a Xunta iniciou os trabalhos uma vez que novos relatórios de inspeção detetaram progressos na deterioração desta infraestrutura como resultado da passagem do tempo e das intempéries registadas nos últimos meses de 2022 e início de 2023.

Nesse sentido, a ministra explicou que o objetivo desta ação é consertar esta instalação –  localizada em espaços da Rede Natura 2000 – para evitar danos ao meio ambiente.

Os trabalhos encontram-se na sua fase inicial e envolvem a atuação em diversas áreas de forma a prevenir o naufrágio quer do molhe flutuante quer dos elementos a ele ligados e assim garantir a segurança da navegação e a proteção do ambiente, segundo noticiou aquele órgão de comunicação social.

Paralelamente, mantém-se operacional o serviço de transporte de passageiros existente entre as duas margens do rio Minho, o Transfer Xacobeo, que é utilizado por peregrinos e visitantes na tentativa de minimizar os transtornos causados pela paragem do Ferry Boat.

Relativamente à duração das obras, a ministra salientou que o prazo de execução previsto é de três meses, findo o qual a instalação estará em pleno funcionamento para a prestação do serviço de transfer de passageiros entre A Guarda e Caminha em óptimas condições e tendo também corrigido esses possíveis riscos para a navegação e para o meio ambiente.

Recorde-se que o Ferry Boat Sta. Rita de Cássia está parado há mais de um ano.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares