A Festa do Rio está de regresso à marginal da freguesia de Seixas nos próximos dias 30 e 31 de julho com muita animação e um programa elaborado a pensar nos jovens e nas famílias.
Durante o próximo fim-de-semana não vão faltar motivos para visitar esta freguesia ribeirinha do concelho de Caminha cuja história está intimamente ligada ao rio Minho.
Gastronomia, desporto, atividades náuticas, música e zonas de recreio para os mais pequenos são algumas das atrações que vão ocupar a marginal de Seixas, o local de onde se vislumbra o mais belo pôr do sol com vista sobre o estuário e a foz.
Um pôr do sol único
Para o presidente da Junta de Freguesia, Dionísio Rua, este evento tem como objetivo “engrandecer o nosso rio e mostrar que esta freguesia sempre esteve ligada a ele ao longo das gerações. O que se pretende é puxar as pessoas para a marginal que é fantástica, com um enorme potencial e com um pôr do sol fantástico que vale a pena contemplar”, sublinha.
A contar com a ajuda de São Pedro, que é de resto o padroeiro da freguesia, para que o bom tempo se mantenha, a organização promete dois dias de muita animação e muitas atividades como revelou o autarca da freguesia.
“Vamos ter uma área reservada à alimentação com a participação dos comerciantes locais. Contamos ter venda de peixe do rio seco que é uma especialidade da nossa terra embora saibamos que não será em grande quantidade porque segundo os pescadores a pescaria anda fraca. Ainda ligado à atividade piscatória teremos também uma demonstração de construção de carochos, uma embarcação típica do rio Minho.
Depois teremos também muita animação com a atuação do artista caminhense Paulo Baixinho no domingo à hora do jantar e DJ´s, atividades desportivas durante a tarde nomeadamente canoagem, vela e até uma corrida de jangadas”.
Os mais pequenos não foram esquecidos e para eles também haverá os sempre atraentes insufláveis e karts.
“Pensámos numa festa vocacionada para as famílias, para os jovens e menos jovens, enfim para toda a gente que nos queira visitar e usufruir de um local maravilhoso”.
Uma freguesia muito ligada ao rio
Intimamente ligada ao rio Minho e à atividade piscatória, a freguesia de Seixas presta assim homenagem à sua população.
Como lembra o autarca, é difícil existir em Seixas uma família que não tenha no seu seio um ou mais pescadores. “Quase toda a gente de Seixas está ligada desde a nascença ao rio e à pesca. Há sempre um pai, um avô ou um tio nas famílias a dedicar-se a esta atividade”.
Com a atividade piscatória a ficar cada vez mais rara, o rio Minho é atualmente muito procurado para atividades recreativas, nomeadamente a náutica de recreio, o windsurf e o Kitsurf em dias de nortada que também não faltam.
É este potencial que a Junta de Freguesia pretende divulgar e dar a con-hecer através da demonstração de algumas atividades e do muito que esta freguesia tem para oferecer a quem nela vive e a quem a visita.
Estão todos convidados
O presidente da Junta de Freguesia termina a conversa que teve com o Jornal C com um convite. “Espero que as pessoas venham até Seixas disfrutar de um lugar único e muito especial. Temos a certeza que não se irão arrepender porque a animação está garantida. Aproveito para convidar também todos os seixenses porque, apesar desta festa ser para todos, é essencialmente para eles”, rematou o autarca.