11.8 C
Caminha Municipality

Caminha: Dinâmicas Jovens nas Freguesias do concelho arrancam no sábado

Data:

As “Dinâmicas Jovens nas Freguesias” começam no próximo sábado, dia 12 de março, com a realização de três encontros, em Lanhelas, Seixas e Argela, informou a autarquia caminhense.

Segundo informou a Câmara em nota de imprensa, “o objetivo é dialogar com os jovens, ouvir as suas opiniões, incentivar a participação, mas também divulgar programas e projetos municipais, nacionais e internacionais. No futuro, este trabalho será uma das bases de um Plano para a Juventude”.

Os destinatários são essencialmente os jovens com idades compreendidas entre os 12 os 35 anos, mas toda a participação é bem-vinda e o conceito de juventude será sempre entendido de forma alargada. Importante é comparecer e participar. Estes encontros contam com a participação dos autarcas das freguesias, da Vereadora da Juventude, Sandra Fernandes, e de uma equipa de técnicos do Município.

As Dinâmicas Jovens vão realizar-se em todas as freguesias do concelho de Caminha entre 12 de março e 20 de abril. Para Sandra Fernandes, o trabalho que o Município de Caminha se propõe fazer, na área da Juventude, assenta, essencialmente, numa lógica de cocriação, coexecução e cogestão. Desse modo, as ações serão criadas com os jovens e para os jovens, com o intuito de corresponder às suas necessidades e expetativas.

“Esta camada da população, habitualmente caraterizada como irreverente, criativa, dinâmica, impulsionadora e imatura, é detentora da força mobilizadora capaz de transformar o mundo num local melhor! É com ela que queremos criar as sinergias precisas, para transformar o nosso concelho num território mais aprazível, sustentável e evoluído, onde todos se possam sentir mais realizados. O futuro depende muito das suas capacidades e das suas ações. Acreditamos que os contributos que têm para dar serão muito válidos e merecem a nossa recetividade, atenção e reconhecimento”, sublinha a Vereadora da Juventude, citada na nota de imprensa.

“Convictos que o trabalho em parceria nos conduzirá a resultados mais proveitosos, temos desafiado diversos organismos a colaborar com a nossa autarquia, na área da Juventude. Conjuntamente, temos definido estratégias, para a melhoria da qualidade de vida das nossas populações, designadamente dos mais novos. Apesar da mais-valia que estas iniciativas aportam, estamos plenamente conscientes que não podemos descurar os principais intervenientes, ou seja, os nossos jovens, que são o garante do presente e do futuro. Por isso, vamos ao seu encontro, pelas freguesias”, diz ainda a responsável.

 

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...