8.2 C
Caminha Municipality

Caminha: Câmara inicia procedimento para a criação do conselho económico municipal

Data:

Na reunião de Câmara realizada ontem, foi aprovada a proposta de revogação do Regulamento Municipal do Conselho Económico e Social do Concelho de Caminha, um instrumento que, segundo o executivo liderado por Liliana Silva, “ao longo dos anos, nunca esteve ativo, não conseguiu representar verdadeiramente os empresários e comerciantes do concelho, nem assumir um papel na agenda económica local. O atual regulamento revelou-se desadequado, excessivamente orientado para uma lógica social e política, e incapaz de gerar ação, resultados ou impacto real”.

A decisão tomada em reunião de Câmara de ontem traduz segundo o executivo, “um compromisso claro com a modernização administrativa, a simplificação regulatória e a necessidade de dotar Caminha de instrumentos coerentes, claros e ajustados às necessidades do território e da sua atividade económica. Impõe-se, por isso, a criação de um novo quadro regulatório capaz de revitalizar o órgão, torná-lo efetivamente funcional e alinhado com os desafios contemporâneos do desenvolvimento local”.

Em simultâneo, a Câmara Municipal aprovou o início do procedimento regulamentar do Projeto do Regulamento do Conselho Municipal Económico e Estratégico do Concelho de Caminha. Este novo órgão será concebido para estabelecer uma visão estratégica comum para o futuro do concelho, promovendo o debate de políticas públicas e estimulando a competitividade, a atração de investimento, a criação de emprego e o crescimento económico.

O Município pretende, assim, criar um espaço de participação alargada, envolvendo empresários, comerciantes, agentes económicos, instituições e todos os que atuam no território, garantindo que as decisões estratégicas de Caminha são tomadas de forma colaborativa, transparente e orientada para resultados.

Para a autarquia, “esta reforma representa um passo decisivo para fortalecer a capacidade do concelho em enfrentar desafios, antecipar oportunidades e construir um futuro económico mais dinâmico, competitivo e sustentável. O atual executivo camarário deu na reunião de Câmara um claro sinal de que pretende implementar uma nova visão para a governação económica local: uma economia forte, que atraia mais investimento e que gere mais riqueza no concelho de Caminha”.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...