19.9 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 7 Julho, 2020
Início Distrito Caminha Caminha: Câmara diz estar a "acelerar" candidaturas e processos de empreitadas de...

Caminha: Câmara diz estar a “acelerar” candidaturas e processos de empreitadas de ecovias e trilhos”

A Câmara de Caminha está a “acelerar” candidaturas e processos de empreitadas de ecovias e trilhos para serem alternativas à praia, uma das “montras turísticas” do concelho que, este ano, devido à pandemia de covid-19, sofrerá uma “limitação tremenda”.

Segundo Miguel Alves, “nos últimos anos Caminha triplicou os quilómetros de ecovias e trilhos do concelho pretendendo agora ir mais longe.

“Desde março, percebendo os efeitos que a pandemia de covid-19 teria no turismo e na necessidade de reinventarmos a nossa oferta, acelerámos as candidaturas e processo de empreitadas de ecovias e trilhos, porque percebemos que o núcleo da nossa montra turística – praia, gastronomia e eventos – iria sofrer uma limitação tremenda”, explicou o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves.

Atualmente, a rede de ecovias daquele concelho tem uma extensão de mais de 13 quilómetros. Em Caminha existem ainda cinco trilhos pedestres de pequena rota, sinalizados. Quatro destes trilhos percorrem a Serra d’Arga, com uma área de 10 mil hectares, que abrange cinco concelhos do distrito de Viana do Castelo, dos quais 4.280 se encontram classificados como Sítio de Importância Comunitária.

Segundo o autarca socialista, “só nos últimos dois meses, o município lançou a concurso público a continuidade da ecovia do rio Minho com procedimento publicado, na sexta-feira em Diário da República (DR), o mesmo procedimento para a ecovia que atravessa a Mata da Gelfa, na freguesia de Âncora, através da sociedade Polis Litoral Norte”.

O município “está ainda a construir a parte em falta da ecovia do Camarido e adjudicou a empreitada da ecovia da marginal de Caminha, entre o posto Náutico e a praia da Foz do Minho, intervenções iniciadas em tempo de pandemia”, disse.

“A ideia é procurar alternativas para que as pessoas saibam que têm as praias condicionadas, têm os restaurantes com meia lotação, não têm muitos dos eventos que costumamos oferecer, mas estamos a trabalhar para terem mais e melhores ecovias para poder andar, correr, passear de bicicleta, desfrutar da paisagem”, reforçou.

Cidália Aldeia
Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Viana do Castelo: Exposição “Bem-Vinda Sejas Amália” inaugura a 23 de julho no Museu do Traje

A 23 de julho, inaugura no Museu do Traje de Viana do Castelo a exposição “Bem-Vinda Sejas Amália”, que está a assinalar o centenário...

Caminha: Executivo camarário aprova voto de louvor ao Agrupamento de Escolas Sidónio Pais

O executivo camarário, reunido esta tarde no Salão Nobre dos Paços do Concelho, aprovou por unanimidade, um voto de louvor público ao Agrupamento de...

Caminha: Transportes Escolares para o ano letivo 2020/2021 vão custar 420 mil euros

No próximo ano letivo, segundo as previsões, o Município de Caminha vai assegurar o transporte escolar de 846 alunos, o que se traduz num...

Rio Minho: Comissão Permanente Internacional reuniu para discutir medidas relacionadas com a caça e pesca

Realizou-se a 2 de julho de 2020, em La Guardia, a XLª reunião da Comissão Permanente Internacional do Rio Minho (CPIRM) com o objetivo...