8.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Câmara deverá manter apoio excecional aos concessionários na próxima época balnear

Caminha: Câmara deverá manter apoio excecional aos concessionários na próxima época balnear

A Câmara Municipal de Caminha deverá manter o apoio excecional aos concessionários na próxima época balnear, privilegiando a segurança da população e visitantes e o auxílio à economia local. Na época balnear de 2020 o Município, entre outros custos, suportou metade do valor gasto pelos concessionários com os nadadores-salvadores, num montante que rondou os 36 mil euros.

“A época balnear de 2020 foi atípica, quando comparada com outras épocas balneares. Teve uma duração mais curta e exigiu cuidados redobrados de modo a conter a pandemia”, explicou o vice-presidente da Câmara de Caminha, na última reunião do Executivo.

Guilherme Lagido Domingos sublinhou ainda que, no início da última época balnear, foi assumido, perante os concessionários, que o Município comparticiparia nos custos com os nadadores-salvadores. Trata-se de uma decisão que acontece “no quadro das medidas excepcionais e como forma de apoio à manutenção da atividade económica desta área”, concluiu.

Decisão tomada foi necessário encontrar o correspondente enquadramento legal e apurar os montantes a pagar a cada concessionário que, como referimos, rondam os 36 mil euros.

No próximo verão a pandemia influenciará ainda a época balnear, tendo Guilherme Lagido Domingos admitido que a Câmara deverá manter o apoio excepcional aos concessionários.

Há quatro praias oceânicas do concelho – Caminha (Foz do Minho), Forte do Cão (Âncora), Moledo e Vila Praia de Âncora, e a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, que voltaram em 2020 a ser galardoadas este ano com a Bandeira Azul da Europa.

A passada época balnear foi marcada por um fortíssimo investimento a vários níveis, devido também à COVID-19. Entre outras medidas, a Câmara procedeu à colocação de sinalética nos acessos aos areais no âmbito dos procedimentos de prevenção da pandemia; reforçou os painéis informativos, com a aquisição e instalação de equipamentos adicionais, instalou dispensadores de solução desinfetante de mãos em todas as entradas das praias e realizou diversos trabalhos de manutenção de passadiços e gradeamentos.

Foram ainda implementadas outras medidas, como o reforço da limpeza e higienização das instalações sanitárias; limpeza dos areais em todas as praias; monitorização da qualidade da água balnear; aquisição de quatro novos equipamentos de bombagem para os sistemas de retenção da rede de drenagem de águas pluviais de Vila Praia de Âncora; aquisição de novos equipamentos de recolha de resíduos e reforço da frequência de recolha nas praias; implementação de três equipas de praia para desenvolver ações de sensibilização dos veraneantes e o reforçou-se a segurança no controlo do trânsito nos acessos à praia da Foz do Minho.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares