A Câmara de Viana do Castelo vai investir mais de 1 milhão e 200 mil euros para garantir transporte escolar a quase 3 mil alunos.
A autarquia vianense aprovou, em reunião de executivo, o Plano de Transportes para o ano letivo 2015/2016, para atender às especificidades do território, à demografia escolar, à rede educativa existente e respetiva oferta, à rede de transportes/mobilidade existente e, sobretudo, à necessidade de potenciar mecanismos de promoção de igualdade, no acesso ao ensino, para todos os munícipes.
Atende ainda ao cumprimento das condições de segurança relativas ao transporte de crianças/alunos, previstos na legislação em vigor, tem subjacentes princípios de racionalidade e eficiência, procurando potenciar soluções racionais, economicamente ajustadas à realidade. Procura, ainda, potenciar mecanismos de coesão social e de igualdade de oportunidades, proporcionando aos munícipes as melhores condições no acesso à educação e qualificação.
Estão ainda previstos cerca de 12 itinerários a efetuar por táxi ou viatura adaptada, destinados ao transporte de alunos com necessidades educativas especiais, impossibilitados de utilizar o transporte público e cujas competências pela sua execução esteja cometida ao município.
Em causa estarão 2.941 alunos e a previsão de custos atinge os 1,215 mil euros, sendo a previsão do custo global do plano de 1.215 mil euros.