11.8 C
Caminha Municipality

Câmara de Caminha anuncia encerramento de centro de Segurança Social de VPA mas PSD diz que é mentira

Data:

O Governo quer encerrar o Centro de Segurança Social de Vila Praia de Âncora que serve dois concelhos e atende mais de 70 pessoas por dia. O alerta é lançado pelo presidente da Câmara de Caminha, mas o PSD local vem a público desmentir o autarca e garantir que a intenção do Governo é apenas deslocalizar o serviço dentro da própria vila.

Durante a reunião da Câmara de Caminha realizada na tarde de ontem, o presidente da autarquia, o socialista Miguel Alves, anunciou que o problema já é conhecido há algum tempo, mas que a Câmara tentou resolver a situação de forma discreta.

Liliana Silva, vereadora do PSD na autarquia e presidente da Comissão Política concelhia dos sociais democratas, garantiu esta manhã aos microfones da Rádio Caminha que a intenção do Governo não é encerrar o serviço e que quem procurou desde o início encontrar uma solução para o problema foi o director do Centro Distrital de Segurança Social, o também social democrata Paulo Órfão.

O Governo evoca as rendas excessivamente caras que paga pelo espaço ocupado pelo centro de segurança social em Vila Praia de Âncora e já resolveu o contrato, que termina em Dezembro. Um serviço que dá resposta à população do vale do Âncora e do concelho de Caminha e de Viana do Castelo, empregando cinco pessoas que fazem mais de 70 atendimentos diários. “O grande problema são as rendas avultadas que é difícil continuar a pagar”, sublinhou durante o encontro camarário a vereadora do PSD Liliana Silva.

Um serviço que o presidente da Câmara de Caminha entende essencial ao concelho numa altura que há mais de 800 desempregados no município e um número crescente de beneficiários do Rendimento Mínimo de Inserção.

Miguel Alves anunciou que reuniu com o director com o centro distrital de Viana do Castelo, mas chamou a si os louros de tentar encontrar uma solução para o problema, que passará pela cedência de um imóvel municipal a título gratuito à Segurança Social.

 

 

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...