10.5 C
Caminha Municipality

Câmara aposta na valorização e divulgação do Caminho de Santiago

Data:

A Câmara Municipal de Caminha está a apostar na divulgação e valorização dos Caminhos de Santiago com a promoção de várias iniciativas. Caminho da História ‘Caminha e o Caminho Português da Costa’ e concerto ‘Sons do Caminho’ com o grupo Capella Duriensis – Ensemble Vocal, são as atividades que vão decorrer no dia 16 de junho. Ambas as iniciativas se inserem no âmbito da candidatura de valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa – que o Município está a desenvolver.

Caminha dedica mais um dia à promoção dos Caminhos de Santiago, Assim, no dia 16, da parte da tarde, vai decorrer a caminhada ‘Caminho da História: Caminha e o Caminho Português da Costa”, guiada pelo arqueólogo e historiador Joel Cleto, entre a frente marítima de Vila Praia de Âncora e Moledo. Com ponto de encontro às 16H00, no Dólmen da Barrosa, em Vila Praia de Âncora, a atividade carece de inscrição obrigatória. Os interessados deverão proceder à respetiva inscrição 14 de junho, para cultura@cm-caminha.pt (com indicação de nome completo, data de nascimento e contacto).

O concelho de Caminha é profundamente marcado por relevantes marcas históricas e patrimoniais. Tal como já referimos, esta caminhada vai ser acompanhada pelo arqueólogo e historiador Joel Cleto, que vai dar a conhecer parte da herança existente no nosso concelho e, ao mesmo tempo, fará uma abordagem explicativa e histórica dos Caminhos de Santiago.

À noite, pelas 22H00, a Igreja Matriz de Caminha vai acolher o concerto ‘Sons do Caminho’ protagonizado pelo grupo Capella Duriensis- Ensemble Vocal. Este espetáculo será uma ‘viagem musical do século XII ao século XIX’.

Neste ícone do concelho de Caminha, a Igreja Matriz, vamos ouvir músicas de João Lourenço Rebelo (1610-1665) – Panis Angelicus; Organum (sec. XII) – Rex caeli domine; Charles Villiers Stanford (1852-1924) – Three motets, Op.38: Justorum animae, Coelos ascendit hodie, Beati quorum via; Schubert (1797-1828) – Deutsche Messe D872: Zum EIngang, Zum Gloria, Zum Evangelium und Credo, Zum Sanctus, Nach der Wandlung, Schlussgesang; John Munday (1555-1630) – Fantasia e J.S.Bach (1685-1750) – Motet BWV230: Lobet den Herren, alle Heiden.

 

Sobre a Capella Duriensis, inicialmente fundada como um grupo musical para aperfeiçoamento do solfejo, podemos dizer que é considerada como “embaixadora” internacional da música sacra portuguesa e é dirigida por Jonathan Ayerst. Os seus programas de concerto são ímpares combinando e contrapondo em simultâneo “obras renascentistas a cappella, com organum medieval, canções populares da Europa Ocidental e Oriental, música sacra da Igreja Ortodoxa Oriental e composições dos séculos XX e XX”.

Desde 2012, a Capella Duriensis tem vindo a promover a cultura musical portuguesa, através da apresentação de concertos profundamente enriquecedores, em mosteiros e monumentos de todo o país.

Recorde-se que “Caminho da História: Caminha e o Caminho Português da Costa” é mais uma iniciativa promovida no âmbito da candidatura da valorização dos Caminhos de Santiago que o Município submeteu ao programa Norte 2020, onde sublinha a importância patrimonial e identitária destes trajetos que foram já classificados pelo Conselho da Europa como Primeiro Itinerário Cultural Europeu.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

GNR deteve até novembro mais de 12.500 condutores sob efeito do álcool

 A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas...

Seis distritos de Portugal continental sob aviso laranja devido a agitação marítima

Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso...

Retomadas buscas por três pescadores após naufrágio em Caminha

As buscas ao largo de Caminha pelos três pescadores...

Interrompidas buscas pelos três pescadores desaparecidos após naufrágio numa zona rochosa da Ínsua

As buscas pelos três pescadores que desapareceram na sequência...