15.9 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 23 Abril, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoBombeiros Municipais comemoram 236 anos de existência

Bombeiros Municipais comemoram 236 anos de existência

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala hoje os 236 anos de vida dos Bombeiros Municipais com um conjunto de iniciativas de onde se destaca a Sessão Solene, pelas 10H30, no Salão Nobre da Câmara Municipal e durante a qual será atribuído o Crachá de Ouro da Liga de Bombeiros Portugueses ao Comandante Martinho Gomes de Campos.

As comemorações incluem assim uma homenagem ao anterior comandante da corporação, agora aposentado, onde será atribuído o Crachá de Ouro pelo seu serviço de mais de 45 anos com exemplar comportamento. O Comandante Martinho Gomes de Campos começou a sua atividade profissional em Viana do Castelo a 18 de outubro de 1974, com a categoria de Bombeiro-Motorista e em 7 de dezembro de 1979, foi nomeado Bombeiro Municipal de 2ª. Classe, em 9 de abril de 1992, nomeado Bombeiro Municipal de 1ª. Classe e em 31 de janeiro de 1997, nomeado Subchefe da carreira de Bombeiro Municipal. A 5 de julho de 1999, por despacho do Presidente da Câmara passou a assegurar as funções de comando, por impedimento do anterior comandante. Em 02 de agosto de 2001 foi nomeado na categoria de Chefe da carreira de Bombeiro Municipal, continuando a exercer as funções de Comandante até ao dia 1/6/2015, data do último dia de funções.

 

Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

 

 

 

O corpo tem uma estrutura profissionalizada, possuindo veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate. Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares