7.6 C
Caminha Municipality

Autárquicas/Caminha: Chega fora da corrida a Caminha porque candidato entregou listas no local errado

Data:

O Chega está fora da corrida nas próximas eleições autárquicas, no concelho de Caminha. Por engano, o cabeça-de-lista à Câmara Municipal, Carlos Gomes Pinto, entregou as respetivas listas no local errado. Quando a equipa deu pelo erro… já era tarde demais.

“O candidato a Caminha, por distração, entendeu que a entrega seria na Câmara. Foi lá e entregou o processo na sexta-feira… atempadamente e antes do final do prazo [segunda-feira, 2 de agosto]”, contou à Rádio Vale do Minho a presidente da distrital de Viana do Castelo do partido, Cristina Miranda.

“Foi recebido e a funcionária emitiu um documento onde declara ter recebido o processo de candidatura às autárquicas de 2021 do candidato do Chega. Carimbou. E mandou-o embora. E ele veio… convicto de que tinha entregue o processo no sítio correto”, prosseguiu a dirigente.

Dias depois, os alarmes soaram no partido. “A Câmara não nos disse nada. Mas já era tarde… e o candidato ficou obviamente estupefacto. Mesmo ele tendo cometido um erro, é estranho que a pessoa que recebeu não tenha alertado imediatamente ou até mesmo pouco depois para uma situação que não era da competência deles”, apontou Cristina Miranda em tom indignado.

Nada a fazer. O prazo tinha esgotado. O Chega, que iria estrear-se no concelho em eleições autárquicas estava oficialmente fora.

“A Câmara aceitou algo que não é da competência deles. Ainda autentica como se fosse da competência deles. Mandou o nosso candidato à sua vidinha tranquilo, pensando ele que tinha entregue no sítio correto… e pronto”, lamentou. “É assim que uma lista completa, com gente válida, promissora, fica de fora”.

Em tom pragmático, Cristina Miranda contou ainda que o mesmo candidato “com mais disponibilidade” entregou também outro processo em Vila Nova de Cerveira. Voltou a cometer o mesmo erro. “Mas Cerveira deu alarme passado pouco tempo” e as listas foram entregues no local certo, no Tribunal, ainda a tempo.

Chega vai apresentar queixa
O Chega não vai ficar de braços cruzados. “Vamos apresentar queixa junto da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Pese embora o facto de sabermos como é que este país funciona e que pode tudo dar em águas de bacalhau, como costuma dizer-se”, referiu. “Mas vamos exercer o nosso direito porque há aqui qualquer coisa de muito estranho”.

“Temos de aceitar, em primeira mão, que o erro é nosso. Se criamos um lapso destes, os primeiros culpados somos nós. No entanto, achamos extremamente bizarro alguém receber uma candidatura sabendo que essas candidaturas são entregues no Tribunal e não nas Câmaras”, considerou.

Com o Chega de fora, as próximas eleições autárquicas em Caminha contam agora com a participação de quatro forças políticas: PS; coligação O Concelho em Primeiro (PSD/CDS-PP/Aliança/PPM); CDU e Bloco de Esquerda.

As próximas eleições autárquicas estão marcadas para dia 26 de setembro.

Notícia: Rádio Vale do Minho

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...